A Câmara Municipal de Montes Claros, aprovou na reunião dessa terça-feira pela manhã, 20 requerimentos, que tratam de questões essenciais para a melhoria da infraestrutura, saúde, educação e segurança da cidade. A infraestrutura urbana foi um dos temas mais discutidos, com requerimentos como os do vereador Crisóstomo da Minas Brasil, do União Brasil, que solicitou a revitalização de córrego na Vila Sion, e o vereador Ailton do Village, do MDB, que pediu a construção de uma pista de caminhada na Av. 200, entre os bairros Jaraguá II e Village I.
O vereador Marcos Nem, do PODE, também requereu a instalação de uma lixeira comunitária na comunidade de Santa Rita de Mandacaru, enquanto o vereador Marlus do Independência, do PSD, propôs a instalação de um semáforo para pedestres na Avenida Independência, no cruzamento com a rua Belize. A vereadora Maria Helena Lopes, do MDB, cobrou a reforma da ponte que liga o Rio Pacuí, divisa de Montes Claros e São João da Lagoa, enquanto o vereador Odair Ferreira, do União Brasil pediu a aquisição de banheiros químicos para todas as feirinhas realizadas na cidade.
À concessionária ECO 135, o vereador Igor Dias, do PRD, solicitou informações sobre a implementação da automação da cobrança nas praças de pedágio, sem a utilização da mão de obra humana. Já o vereador Raimundo do INSS, do PDT, requereu estudo de viabilidade técnica para reconstrução de lombada, colocação de placa de sinalização e iluminação em poste de luz, na Rua Boa Esperança, em frente à casa 860 B, bairro Santa Rita II.
A celeridade das obras do prédio onde funcionava o Colégio Tiradentes, na rua Camilo Prates, 351, esquina com rua Dom João Pimenta, foi cobrada pela vereadora Graça da Casa do Motor, do União Brasil. O vereador Eldair Samambaia, do PSD, pediu a instalação de redutores de velocidade ou controles de velocidade eletrônicos na MGT135 na estrada do acesso para a Comunidade de Camarinhas.
SAÚDE – A área da saúde também foi contemplada, com o requerimento da vereadora Carol Figueiredo, do PL, que solicitou melhorias na infraestrutura da ESF Renascença. Além disso, a vereadora Ceci Protetora, do PRD, sugeriu a instalação de tendas de hidratação e fornecimento de água potável durante o carnaval de rua, visando garantir a segurança dos foliões.
EDUCAÇÃO – A educação foi outro tema relevante. A vereadora Professora Iara Pimentel, do PT, solicitou garantias para a carga horária dos servidores da educação municipal e, junto com o vereador Rodrigo Cadeirante, do União Brasil, a regulamentação da distribuição da carga horária dos professores da rede municipal que possuem jornada interior a 40 horas semanais.
SEGURANÇA- Na área da segurança, o vereador Wilton Dias, do Avante, pediu a instalação de câmeras de monitoramento na entrada da comunidade Vale dos Ipês, enquanto o vereador Claudim da Prefeitura, do Cidadania, cobrou estudo sobre a criação de seguro de vida para servidores municipais, especialmente os que trabalham em funções de risco.
ESPORTE – Pelo esporte, o vereador PC Landim, do Avante, cobrou o envio do anteprojeto de lei que Institui o Programa Bolsa Atleta Municipal ao Executivo e à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. O vereador Eduardo Preto, do Pode, solicitou a construção de quadra poliesportiva na Praça do Conjunto Residencial Vitória II.
MEIO AMBIENTE – O vereador Soter Magno, do PSD, pediu para seja encaminhado ao Executivo o anteprojeto de lei que institui o Programa IPTU Verde no município.