A raça Mangalarga Marchador se prepara para viver mais um importante acontecimento anual, o 17º Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, que acontecerá de 28 de outubro a 2 de novembro de 2024, no Parque de Exposições João Alencar de Athayde, em Montes Claros – Praça Lindolfo Laughton – 1.373 – Bairro Alto São João.
Organizado pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) e pelo Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas, com o apoio da Sociedade Rural de Montes Claros, com o patrocínio de Zel Café, Vetnil e Guabi, a competição atrairá para a cidade expositores, criadores e admiradores da maior raça de equinos da América Latina, vindos de diferentes Estados do país.
Neste ano, o CBM está na agenda dos eventos comemorativos da ABCCMM pelos 75 anos de fundação da entidade. Os julgamentos dos animais acontecerão todos os dias, na pista central do parque, onde o público poderá acompanhar o rendimento dos marchadores.
Boa opção de passeio para a família, a entrada do evento será gratuita. No local, além da competição, o público poderá usufruir da estrutura gastronômica montada com choperia e com ambiente para shows ao vivo.
A diretoria da ABCCMM e os organizadores estão pensando em cada detalhe para receber a família Mangalarga A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) realizará, na quinta-feira, 31 de outubro, o XVIII Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, que abordará o tema “Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável”. O evento ocorrerá às 10h e será transmitido pelo canal da Seapa no YouTube. A Política Estadual da Agricultura Irrigada Sustentável (PAIS), estabelecida pela Lei N° 24.931, tem como objetivos a simplificação dos processos de outorga coletiva de água, a elaboração de planos estaduais e regionais que incluam a certificação de projetos de irrigação sustentável, além de oferecer apoio técnico e financeiro a agricultores para a implementação de práticas que respeitem normas ambientais. A iniciativa busca promover o uso eficiente dos recursos hídricos. A coordenadora do Núcleo de Gestão Ambiental da Seapa, Ariel Chaves Santana, que será a palestrante do seminário, destacou a importância da irrigação para garantir a Marchador e os fãs dessa raça de cavalos tipicamente mineira e brasileira, que possui atualmente um plantel ativo de 750. 327 animais em todo o Brasil.
Para a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez, realizar o CBM em Montes Claros será uma oportunidade para fomentar Mangalarga Marchador na região e celebrar o atual momento da raça que desempenha um papel importante dentro da Equideocultura Nacional. “Sempre gosto de ressaltar, um dado preliminar do Estudo do Complexo do Agronegócio do Cavalo, conduzido pelo professor Roberto Arruda da ESALQ/USP que aponta a movimentação financeira de R$ 38 bilhões, sendo 31% desse valor referente ao Mangalarga Marchador, com cerca de R$ 11,7 bilhões”.
SOBRE A RAÇA Com mais de dois séculos de história, o Mangalarga Marchador é uma raça de cavalos tipicamente brasileira que surgiu no Sul de Minas Gerais pelo cruzamento de cavalos da raça Alter, vindos da Coudelaria de Alter Chão em Portugal com éguas da região mineira. Aproximadamente 750 mil animais compõem o plantel. É estimado que a raça emprega diretamente cerca de 40 mil pessoas e produz indiretamente mais de 200 mil vagas de emprego.
Fundada em 16 de julho de 1949, a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador – ABCCMM agrupa cerca de 25.300 associados e possui 56 núcleos regionais.
Anualmente, são realizados cerca de 350 eventos oficiais por todo o Brasil, dentre os quais destacam-se a Exposição Nacional do Mangalarga Marchador, e o Campeonato Brasileiro de Marcha, os dois maiores eventos da raça.
Patrocinio: Zel Café, Vetnil e Guabi
Apoio: Sociedade Rural de Montes Claros
Realização: ABCCMM e Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas.