Nesta quinta-feira (26), a 24ª edição da mostra Curta Circuito apresenta em Montes Claros a última sessão da programação “Transgressoras Brasileiras do Cinema”, com a exibição gratuita do filme Feminino Plural (1976), dirigido por Vera de Figueiredo. A sessão acontece no Ibicinemas, às 21h, e marca o encerramento da temporada local. Feminino Plural retrata um grupo de mulheres em motocicletas que percorre a Via Dutra em direção à Baixada Fluminense, mergulhando em memórias e questionando as normas sociais impostas às mulheres.
O filme foi produzido durante a ditadura militar e explora as aspirações de libertação e igualdade feminina em um Brasil autoritário. Elpídio Rocha, presidente do Cinema Comentado Cineclube, parceiro do Curta Circuito em Montes Claros, destaca a relevância da obra. “Este é um filme que rompe com as convenções estéticas da época e coloca a mulher como protagonista da sua própria libertação. É uma obra que ainda dialoga com questões contemporâneas sobre o papel da mulher na sociedade”, avalia.
O Cinema Comentado Cineclube, que neste ano comemora 21 anos de existência, colabora com o Curta Circuito desde 2006, realizando a produção local das exibições. A mostra, que começou em julho na capital mineira, também passou pela cidade de Araçuaí, e busca valorizar o cinema nacional promovendo filmes que transgridem normas e instigam reflexões sobre questões sociais e culturais. Neste ano, a mostra permanente trouxe ao público mulheres cineastas que foram invisibilizadas.
MOVIMENTO FEMININO – “O resultado dessa edição faz parte de um movimento de lideranças femininas do audiovisual que têm impulsionado movimentos por mais equidade no mercado de trabalho da indústria audiovisual e pela construção responsável, livre de estereótipos, das narrativas que ocupam as mais diferentes telas — das salas de cinema aos celulares. Além de trazer à tona e reverenciar a importância da luta de nossas antecessoras”, afirma Daniela Fernandes, diretora da Mostra, liderança do +Mulheres do Audiovisual Brasileiro e 1ª presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais (Sindav-MG).