[views count="1" print="0"]

SES-MG adota estratégia para o reforço da vigilância ambiental

PARTICIPANTES da reunião realizada no início desta semana na microrregião de saúde de Janaúba-Monte Azul

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou, nesta semana, na microrregião de Janaúba/Monte Azul, a implementação de projeto de zoneamento da vigilância ambiental envolvendo os 54 municípios que compõem a sua área de atuação. A proposta, que havia sido apresentada em julho em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), foi compartilhada na terça-feira (3/9), com os coordenadores municipais de vigilância ambiental durante encontro realizado em Janaúba.

Representando a SRS participaram as referências técnicas, Valdemar Rodrigues dos Anjos e Bartolomeu Teixeira Lopes. “O objetivo é ampliar o relacionamento da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com osmunicípios, por meio da melhora da qualidade dos trabalhos de vigilância ambiental e, consequentemente, da saúde da população”, explica Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde da SRS.

 A área de abrangência da SRS, composta por sete microrregiões, foi dividida em quatro regiões, que passam a ter como responsável uma referência técnica da SESMG. Mensalmente, os técnicos que trabalham com diversos programas participarão de reuniões com representantes de todos os municípios, objetivando avaliar o planejamento dos trabalhos, além de reforçar o acompanhamento das ações.

Também mensalmente, as referências técnicas vão compartilhar as informações colhidas nas microrregiões em encontros com todos os técnicos e gestores das coordenadorias de vigilância epidemiológica, ambiental e de saúde da Superintendência Regional, objetivando avaliar as necessidades de intervenções em situações que exijam maior atenção.

“A proposta é viabilizarmos uma troca de experiências de forma mais constante entre os municípios e a Secretaria de Estado da Saúde, por meio do compartilhamento de possíveis dificuldades encontradas para o andamento dos trabalhos de campo e troca de informações sobre as ações executadas. Com isso, teremos condições de acelerar os trabalhos de vigilância ambiental que incluem, entre outras ações, a prevenção e o enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya, zika); febre amarela e doença de Chagas, entre outros agravos deimportância para a saúde pública”, pontua Agna Menezes.

A coordenadora entende que “com o aprofundamento do conhecimento das realidades de cada localidade, por meio de visitas mensais, será possível à Superintendência Regional de Saúde e às próprias secretarias municipais reforçarem o planejamento e a estruturação de ações voltadas para um melhor aprimoramento dos serviços de vigilância ambiental”.

 As microrregiões e as referências técnicas ficaram da seguinte forma: Janaúba/Monte Azul – 15 municípios (Bartolomeu Teixeira Lopes); Montes Claros e Coração de Jesus – 11 municípios (Antônio Pereira Alves); Francisco Sá e Salinas – 12 municípios (Ronildo Barbosa); e Bocaiúva e Taiobeiras – 16 municípios (Ildenir Meireles).

PARTICIPANTES da reunião realizada no início desta semana na microrregião de saúde de Janaúba-Monte Azul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251