Dos cinco candidatos a prefeito de Montes Claros, nas eleições de outubro deste ano, o deputado Paulo Guedes, do PT, ainda não definiu seu vice, o que ocorrerá nesta quinta-feira, quando se encerra o prazo para o registro das candidaturas, de acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coordenador do processo eleitoral em todo país. O ex-prefeito Ruy Muniz, do PSB, que concorre mais uma vez à Prefeitura anunciou nessa terça-feira, a médica Luciana Santana, ex-gestora do Hospital Mário Ribeiro como sua companheira de chapa. Na semana passada, havia sinalizado pela escolha da esposa, a ex- -deputada federal Raquel Muniz como vice, mas decidiu mudar.
Durante a convenção do PT e demais partidos de esquerda, no último dia 5, no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), em que teve sua candidatura a prefeito confirmada, como também dos vereadores dos partidos que compõem o arco de alianças que sustenta seu projeto político, Paulo Guedes afirmou que vai oficializar o nome do vice neste dia 15. Contudo, na oportunidade, não deu pistas de quem será. Contudo, após a convenção, o parlamentar confirmou que este pode ser indicado pelo PSD, que é base do governo Lula, do PT, mas em Montes Claros, aliado da administração municipal, mas pode mudar de rumo nas eleições de outubro.
O deputado externou otimismo de que o PSD deixe a base governista na cidade para integrar a aliança que sustenta sua candidatura em função de articulações com este objetivo que estão sendo desenvolvidas pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, presidente do partido em Minas. Entretanto a sigla, mesmo não tendo sucesso na indicação do vice do candidato Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, realizou convenção também no dia 5 deste mês, no Plenário da Câmara Municipal em que oficializou o apoio ao governista. O prefeito Humberto Souto – sem partido-, e o v ice estiveram na convenção e tiraram fotos com os integrantes do PSD, que tem o deputado estadual Gil Pereira como principal líder no Norte de Minas.
CONTATOS – Paulo Guedes tem dividido seu tempo, nos últimos dias, entre Montes Claros e Brasília. Participa das reuniões da Câmara dos Deputados e atende a correligionários e a população em seu escritório, no bairro Ibituruna, pelo menos dois dias da semana. Entretanto, a partir desta sexta-feira deve dedicar tempo integral à cidade, com o início oficial da campanha eleitoral nesta sexta-feira. O parlamentar se mostra animado para voltar a enfrentar as urnas, na expectativa de que o presidente Lula, do PT, seja seu forte cabo eleitoral nas eleições deste ano. A cidade é uma das prioridades do partido n o estado, pela sua importância no contexto sócio-político-econômico de Minas Gerais.