[views count="1" print="0"]

ARSAN promove webinar nesta terça-feira

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas (Arsan) realiza nesta terça-feira (13), o Webinar Informativo para discutir a Norma de Referência nº 01/ANA/2021, que determina a cobrança pela prestação de serviços de resíduos sólidos.

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas (Arsan) realiza nesta terça-feira (13), o Webinar Informativo para discutir a Norma de Referência nº 01/ANA/2021, que determina a cobrança pela prestação de serviços de resíduos sólidos. A presidente da Arsan, Walquíria Cardoso, prefeita de Varzelândia, salienta que o evento terá a participação especial de Paulo Henrique Monteiro Daroz, especialista em recursos hídricos e de Zilda Maria Faria Veloso, analista ambiental, que abordarão sobre a Norma de Referência nº 01/ANA/2021 e suas implicações para os municípios.

Os tópicos que serão abordados são a compreensão da Legislação da ANA e seus impactos nos municípios e Diretrizes e orientações para o cumprimento dos prazos estabelecidos. A Norma de Referência ANA nº 1 (NR1), para gestores municipais e entidades reguladoras do Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos confere novas atribuições à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), dentre as quais está a instituição de normas de referência para a regulação dos serviços públicos de saneamento básico. Dispõe sobre regime, estrutura e parâmetros da cobrança pela prestação do SMRSU.

O principal objetivo é assegurar que o município atenda à Norma de Referência nº 01/ ANA/2021. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Norte de Minas foi criada em junho de 2020 por iniciativa do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte), e tem a filiação de 41 municípios.

A instituição visa regular, acompanhar e fiscalizar os serviços de abastecimento de água, energia, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e esgotamento sanitário no âmbito dos municípios consorciados, é integrante da Administração Pública, dotada de personalidade jurídica de direito público e submetida ao regime autárquico especial, dotada de poder de polícia e de autonomia administrativa, orçamentária e financeira, observados os princípios da transparência, tecnicidade, celeridade e objetividade das decisões.

Dois vetores são pilares básicos da Arsan: o equilíbrio do Sistema Saneamento Básico e a efetivação dos Objetivos definidos nas Políticas Públicas. A missão principal da ARSAN tem como papel principal de regular e preservar o funcionamento por três maneiras. Impedimento de falhas ao funcionamento do setor. Redução dos impactos externos (exógenos) e Controle da própria atuação do regulador, para que ele não seja um fator de desestabilização do sistema.

Suas atribuições e competências estão na lei federal 11.445/2007, ou seja: estabelecer padrões e normas para a adequada prestação e a expansão da qualidade dos serviços e para a satisfação dos usuários, com observação das normas de referência editadas pela ANA. Garantir o cumprimento das condições e metas estabelecidas nos contratos de prestação de serviços e nos planos municipais ou de prestação regionalizada de saneamento básico. Prevenir e reprimir o abuso do poder econômico, ressalvada a competência dos órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência; e definir tarifas que assegurem tanto o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos quanto a modicidade tarifária, por mecanismos que gerem eficiência e eficácia dos serviços que permitam o compartilhamento dos ganhos de produtividade com os usuários.

ARSAN promove webinar nesta terça-feira
Presidente da Arsan, Valquíria Cardoso salienta que o evento terá a participação especial de Paulo Monteiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência
Montes Claros entra no ritmo do Natal
Montes Claros entra no ritmo do Natal
PAES/Unimontes serão aplicadas domingo
PAES/Unimontes serão aplicadas neste domingo
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Seca extrema coloca Minas Gerais em alerta
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e
Montes Claros une-se à comunidade de cidades inteligentes e digitais
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Inmet e CB alertam municípios do Norte de Minas
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Cantata do Maracanã ilumina noite natalina especial
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Novembro marca o mês da Black Friday
Milhões de brasileiros ainda vivem sem banheiro em casa
Fundação de Saúde Dilson Godinho comemora avanços na assistência
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251