Mais um acidente foi registrado quinta-feira (4), no cruzamento das Avenidas Castelar e Olímpio Prates, perto da Igreja Católica, Bairro Major Prates em Montes Claros. O presidente da Associação de Desenvolvimento, Moradores e Amigos, Valdey Soares Pereira, a situação é cada vez mais preocupante, pois a MCTrans retirou o semáforo que foi instalado no local levando para a Avenida Mestra Fininha, Coooper para perto de escola evangélica e apenas sinalizou com placas de parada obrigatória e um quebra-molas.
Em 2019, Valdey Soares lembra ao NOVO JORNAL DE NOTÌCIAS, que foi feito abaixo-assinado com centenas de assinaturas solicitando da prefeitura e da MCTrans maior segurança naquele cruzamento das Castelar e Olímpio Prates, em razão do intenso trânsito na zona sul da cidade. O sinal luminoso funcionou por pouco tempo, lembra o presidente da Associação.
ACIDENTES
Comerciantes e moradores das proximidades do cruzamento têm denunciado que os acidentes de trânsito no local aumentaram consideravelmente nos últimos meses.
Imagens de câmeras de segurança de comércios localizados no cruzamento já registraram vários flagrantes de desrespeito à sinalização pelos motoristas, bem como os acidentes causados em decorrência desse desrespeito naquele cruzamento considerado perigoso pelos moradores do Major Prates e adjacências.
Segundo os moradores, os acidentes têm acontecido quase toda semana, onde tem uma escola pública, lojas e clínicas médicas, principalmente aos sábados, domingos e feriados e eles cobram uma ação imediata para o problema, já que ali o cruzamento liga até o Parque Municipal Milton Prates e várias rodovias e bairros da zona sul e a poucos metros da sede das Companhia de Polícia Militar na Castelar Prates e do Posto de Saúde do Major Prates.
Diante dos acidentes, tanto os comerciantes quanto os moradores pedem pela instalação de um redutor de velocidade no local, seja uma lombada, barreira, para que os veículos sejam obrigados a reduzir a velocidade e, com isso, os acidentes também diminuam naquela região da feirinha livre do Major Prates aos domingos.
A reportagem entrou em contato com a MCTrans para verificar se é possível que o pedido dos moradores seja atendido e também se a Prefeitura estuda alguma alternativa para que os acidentes sejam reduzidos nesse cruzamento. Contudo, o pedido está sendo analisado pela empresa municipal de trânsito de Montes Claros.