Superintendente de Transportes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o desembargador Júlio César Lorens conduziu, na última sexta-feira (7/6), uma reunião com gestoras, gestores, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores envolvidos na implantação do sistema SEI Frota em 26 comarcas do Estado, entre elas a de Montes Claros. A ferramenta possibilita a requisição de serviços de transporte de forma eletrônica, contribuindo para maior organização, controle e eficiência.
Além da implantação do sistema, as equipes da Coordenação de Controle de Transporte (Cotrans), do Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc) e da Coordenadoria do Sistema de Informações e de Processos de Trabalho (Cosip) atuaram presencialmente na capacitação das equipes, incluindo motoristas. O processo de expansão do SEI Frota teve início em novembro de 2022, com o projetopiloto na Comarca de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A partir dos resultados positivos da iniciativa, a ferramenta foi levada para outras 25 comarcas com veículos e motoristas terceirizados. Os trabalhos foram concluídos em maio deste ano, na Comarca de Ribeirão das Neves, também na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O desembargador Júlio César Lorens ressaltou que o sistema permite às equipes das comarcas um melhor gerenciamento dos serviços de transporte. “O SEI Frota é uma ferramenta criada pelo TJMG cujo objetivo é padronizar toda a forma de solicitação e atendimento de veículos. Antes dele, essas solicitações eram feitas sem padronização específica. O sistema eletrônico gera economia, agilidade e excelência na qualidade dos serviços que serão prestados nas comarcas do interior. A ideia é estender a todas as comarcas todo Estado”, afirmou.
A coordenadora da Cosip, Vanessa Martins de Freitas, disse que a experiência de implementação do SEI Frota nas comarcas do interior foi muito exitosa. “Se não fosse o engajamento e envolvimento dessas comarcas, a implementação não teria sido possível. A entrega foi realizada com muito sucesso neste final de gestão”, afirmou.
Segundo a supervisora da Cotrans, Aloisia Rodrigues Chaves, as comarcas se surpreenderam com os benefícios da ferramenta. “As comarcas vislumbraram que o sistema ajudará na rotina diária de controle do veículo, permitindo maior transparência no uso do bem público. Todas as comarcas nos receberam muito bem”, disse.
Durante o processo de expansão do SEI Frota nas 26 comarcas, entre novembro de 2022 e maio de 2024, foram feitas 15.767 requisições pelo sistema envolvendo 52 veículos. Lista das comarcas do interior do Estado que tiveram o sistema SEI Frota implantado: Montes Claros, Contagem, Betim, Caratinga, Araguari, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Formiga, Governador Valadares, Ipatinga, Itajubá, Juiz de Fora, Muriaé, Passos, Patos de Minas, Pedro Leopoldo, Pouso Alegre, Santa Luzia, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Ubá, Varginha, Vespasiano e Ribeirão das Neves.