[views count="1" print="0"]

Procurador-geral toma posse nesta quarta-feira

Na próxima quarta-feira (12), às 9h30, em Brasília, o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, o montes-clarense Jarbas Soares Júnior tomará posse como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do País.

Na próxima quarta-feira (12), às 9h30, em Brasília, o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, o montes-clarense Jarbas Soares Júnior tomará posse como presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do País. A solenidade será na sede da Procuradoria-Geral da República e contará com presença de ilustres autoridades de vários Estados, além do presidente do Senado Federal, o mineiro Rodrigo Pacheco. Também está prevista reunião com todos os prefeitos da Serra Geral no Norte de Minas, com o novo presidente Jarbas Soares e o senador Pacheco, além de deputados representantes do Norte de Minas na Câmara Federal em Minas.

A posse solene acontece após Jarbas ter sido eleito por aclamação para o mandato 2024 durante a 3ª reunião ordinária do colegiado, realizada no dia 17 de abril deste ano. Ele assume a cadeira ocupada por César Mattar Júnior, PGJ do Pará.

O novo presidente do Conselho Nacional tomou posse, de forma administrativa, no dia 15 de maio passado, durante evento na sede do MPDFT, em Brasília, e anunciou a nova diretoria do colegiado, para o mandato 2024/2025, a qual passou a ser integrada por outros membros do MP brasileiro, entre os quais o PGJ da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, escolhido como vice-presidente do CNPG da Região Nordeste.

Por ocasião do discurso, ele lembrou das transformações e avanços que viveu em sua trajetória como parte das primeiras gerações de membros do Ministério Público após a Constituição de 1988. “Estamos juntos para discutir os rumos, apontar caminhos, buscar alternativas e acertos. Este conselho é o mais importante colegiado da política institucional do Ministério Público brasileiro. É o farol da nossa instituição, onde estão os líderes eleitos, que falam e pensam por ela”, afirmou.

O PGJ da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, cumprimentou o novo presidente do CNPG e agradeceu a escolha e a confiança. “Tenho absoluta certeza de que será uma gestão profícua e comprometida na defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. Esse colegiado nos permite um rico intercâmbio de vivências funcionais e administrativas. Por meio dessa integração, aperfeiçoamos nossa caminhada, discutindo políticas e planos que visem a uma atuação uniforme do MP brasileiro na sociedade”, disse.

Estiveram presentes os procuradores-gerais que compõem o colegiado, conselheiros do CNMP, presidentes de associações e outros representantes do MP brasileiro. A próxima reunião do CNPG está marcada para terça-feira (11).

O novo secretário-executivo do CNPG é o ex-procurador-geral do Mato Grosso do Sul Alexandre Magno Benites de Lacerda, em substituição à chefe de gabinete do MP do Pará, Erika Menezes de Oliveira. Além de Antônio Hortêncio, também foram anunciados os demais vice-presidentes regionais e presidentes de grupos já definidos pela nova gestão e criados dois novos Grupos Nacionais – o de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e o de Comunicação -, com a indicação dos seus respectivos presidentes.

O novo presidente do CNPG anunciou ainda a criação das secretarias de Assuntos Internacionais; de Cursos, Eventos e Atividades Culturais; de Planejamento Administrativo e Gestão; e de Monitoramento das Atividades do CNPG, dos Grupos e Comissões.

Procurador-geral toma posse nesta quarta-feira
Montes-clarense Jarbas Soares Júnior encontrará com várias autoridades nesta semana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

FORMACAO CONTINUADA
Diretores concluem curso de formação
WhatsApp Image 2026-06-17 at 20.27.18
Elas do Campo destaca liderança feminina
elbe
Educação transforma realidade de Nova Porteirinha
larissa jaiba
Minas Urbano incentiva jovens em Jaíba
content_whatsapp_image_2026-06-17_at_11_17_43
Vale do Jequitinhonha terá investimento de R$ 150 mi
LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
MERCADO
Mercado Municipal ganhará nova identidade
Governo reforça proteção das mulheres na internet
UFMG abre vaga para Física em Moc
AGU garante piso mínimo do frete e fiscalização
Padre realizará romaria em julho
Atendimento ao CAIC Maracanã
Prorrogado prazo para isenção da taxa de inscrição do Enem
Filhos da Terra” leva arte e identidade a escolas públicas
Esquadrão da Vida atua há mais de três décadas no cuidado e prevenção em comunidades
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal 
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí