[views count="1" print="0"]

Campanha projeta imunizar 71,5 mil crianças contra poliomielite

Iniciada nessa segunda-feira (27/ 5), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite projeta imunizar 71.525 crianças com idade inferior a 5 anos em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS).

Iniciada nessa segunda-feira (27/ 5), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite projeta imunizar 71.525 crianças com idade inferior a 5 anos em 54 municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS). Os trabalhos prosseguem até o dia 14 de junho. O dia “D” de divulgação nacional da campanha está marcado para o dia 8, visando mobilizar pais e responsáveis por crianças para a atualização do esquema vacinal. Em Minas Gerais, o público estimado é de 1,4 milhão de crianças. Já em Montes Claros, a estimativa é de que 24 mil crianças devem ter o cartão de vacina atualizado.

Coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que, para a redução do risco de reintrodução do poliovírus no país, as secretarias municipais de saúde devem reforçar as estratégias de vacinação. Nos últimos anos, as taxas de coberturas vacinais em todo o país ficaram abaixo do percentual mínimo de 95%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Em Minas Gerais, por exemplo, no ano passado a taxa de cobertura vacinal ficou em 87,50%.

“Para alcançar a meta de vacinar 95% das crianças, os municípios devem adotar diversas estratégias visando à redução dos bolsões de não vacinados, aumento das coberturas vacinais e homogeneidade. Os profissionais das secretarias municipais conhecem a realidade dos territórios onde trabalham e, por isso, devem adotar as estratégias mais adequadas para alcançar as crianças que precisam ser vacinadas”, observa a coordenadora.

Para maior envolvimento da sociedade na Campanha de Vacinação, “os municípios devem articular ações com os conselhos municipais de saúde e de educação, lideranças comunitárias, associações e líderes religiosos com o objetivo de planejar a vacinação fora das unidades de saúde, a exemplo de creches e escolas. A ampliação dos pontos de vacinação e o funcionamento em horário estendido e aos finais de semana também são outras estratégias recomendadas”, pontua Agna Menezes.

Os municípios deverão ainda viabilizar o registro das vacinas aplicadas de forma nominal, com a utilização do Cartão Nacional de Saúde (CNS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) da criança. As informações serão enviadas para a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS) e serão disponibilizados relatórios para uso de profissionais e gestores das três esferas de governo (União, Estados e municípios), além de inserção dos dados na Carteira Nacional de Vacinação Digital da criança.

A DOENÇA

A poliomielite é uma doença grave caracterizada por um quadro de paralisia flácida, causada pelo poliovírus selvagem (PVC) tipos 1, 2 ou 3, que em geral acomete os membros inferiores, de forma assimétrica e irreversível. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e, em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. “No entanto, em 2023 o país foi classificado pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas, como de alto risco para a reintrodução do poliovírus selvagem, considerando o desempenho das coberturas vacinais”, alerta o Ministério da Saúde.

A pasta avalia que “a realização da Campanha neste momento é de suma importância, uma vez que o país se encontra em processo de transição para a substituição das duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Essa medida será adotada no segundo semestre de 2024, quando o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP.

Campanha projeta imunizar 71,5 mil crianças contra poliomielite
Campanha projeta imunizar 71,5 mil crianças contra poliomielite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
Seminário será aberto de manhã com realização de mesa redonda
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF