O presidente Lula, do PT, pode vir ao Norte de Minas, até a campanha eleitoral, visando às eleições municipais de 6 de outubro deste ano, para pedir votos para os candidatos de seu partido e de outros da esquerda, alinhados com o Governo Federal, nas articulações para melhorar a qualidade de vida da população. A informação foi passada pelo deputado federal Paulo Guedes, do PT, presidente da Comissão de Tributação e Finanças da Câmara dos Deputados, nessa segunda-feira, após reunir com o presidente, em visita ao Palácio do Planalto.
Pré-candidato à Prefeitura de Montes Claros, mais uma vez, no processo eleitoral deste ano, Paulo Guedes discutiu com Lula sobre as eleições deste ano, especialmente seu projeto político na cidade. Pediu apoio mais consistente do chefe da Nação para criar maiores perspectivas de sucesso nas urnas. “Fui convidado pelo presidente Lula a fazer uma visita ao Palácio do Planalto nessa segunda-feira. A pauta de nossa conversa, claro, foram os interesses de nossos territórios e as eleições 2024”, afirmou o parlamentar.
“O presidente se comprometeu a visitar o Norte de Minas para dialogar com todos sobre a necessidade de eleição de prefeitos e vereadores alinhados com o Governo Federal no combate às desigualdades e na luta constante por dignidade e direitos para nosso povo”, afirmou o deputado, sem contudo, prever a data da vinda de Lula à região, especialmente a Montes Claros, para tentar sensibilizar o eleitorado a votar nos candidatos do PT.
LANÇAMENTO – A pré-candidatura de Paulo Guedes à Prefeitura foi lançada no segundo semestre do ano passado, no Encontro Regional do PT, no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros, com a presença da presidente nacional da legenda, deputada Gleisy Hoffman. Ela apoiou a indicação do nome de seu colega de parlamento, externando otimismo de que ele seja bem sucedido nas urnas. Embora apontada também como possível candidata à Prefeitura, a deputada Leninha, do PT, 1ª vice-presidente da Assembleia Legislativa não se manifestou.
CABO ELEITORAL – O presidente da República já deixou claro, em diversas oportunidades, que pretende funcionar como cabo eleitoral do PT e dos demais partidos de esquerda, com a finalidade de fortalecê-los com atenções voltadas às urnas, em 2026, sobretudo para a sucessão presidencial. Como não haverá condições de percorrer todo país, priorizou cidades mais importantes dos estados de maior colégios eleitorais. Em Minas Gerais, Montes Claros é prioridade, já que o partido nunca comandou os destinos do município. Além disso, também não conta com representante na Câmara Municipal, já que o vereador Aldair Fagundes, eleito pelo partido, o trocou pelo Cidadania, após divergências com petistas na cidade.