A Câmara Municipal de Montes Claros realizou, na última sexta-feira, sessão especial para entrega de título de Cidadão Honorário ao coordenador-geral de Análise e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública em Minas Gerais, José Francisco da Silva e ao cantor e compositor Salomão Borges Filho (Lô Borges). O evento contou com a presença de autoridades políticas, civis, militares, do Poder Judiciário, amigos e familiares. A honraria é outorgada a pessoas não nascidas em Montes Claros e traduzem o reconhecimento da Casa Legislativa pelos serviços prestados pelos agraciados à cidade.
Proponente das honrarias, o segundo-secretário da Câmara, vereador Wilton Dias, do Avante, destacou a contribuição dos homenageados para a saúde, segurança, cultura e artes. “É importante reconhecer e celebrar as contribuições significativas de José Francisco da Silva e de Lô Borges para nossa comunidade, tanto na esfera da saúde, da segurança pública quanto da cultura e das artes. Suas realizações exemplares e seu compromisso com o bem comum são fontes de inspiração para todos nós, e é com profundo respeito e gratidão que prestamos esta merecida homenagem em reconhecimento aos seus trabalhos. Que suas conquistas continuem a inspirar futuras gerações e que seus legados perdurem como fontes de inspiração e orgulho para nossa cidade e além”, afirmou o vereador.
O vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, destacou a representatividade de José Francisco e de Lô Borges ao representarem a união de pessoas no interesse comum pelo bem da sociedade, em favor da vida e na propagação da música e da cultura brasileira.
Emocionado, José Francisco da Silva agradeceu a Câmara, aos amigos presentes, a equipe da área de saúde que trabalhou quando foi um dos precursores da criação do Sistema Único de Saúde (SUS). “Este reconhecimento é de grande importância para mim. Muito obrigado a todos por essa honraria. É uma emoção indescritível ser reconhecido como cidadão honorário de Montes Claros. Que continuemos juntos, trabalhando pelo bem desta terra que tanto amo”. Também agradecido pela homenagem, Lô Borges relembrou a sua história, suas amizades que perduram até os dias atuais e seu amor pela cidade. “Em toda a minha vida, em toda a minha história e trajetória esta é a honraria máxima que recebo. Honraria do meu coração tão montes-clarense a tantos anos. Eu amo Montes Claros”.