Em menos de uma semana, três cobras foram capturadas por equipes do Corpo de Bombeiros em cidades do Norte de Minas. Nessa quinta-feira (9/5), Uma jiboia com quase dois metros foi capturada durante a tarde em uma rua do bairro Bom Jardim Liberdade, em Montes Claros. O animal não estava ferido.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, pedestres e moradores da região ficaram assustados ao ver a serpente. Eles acionaram os bombeiros, que fizeram a captura do animal. Segundo os militares, a cobra rastejava livremente pelo passeio da via pública. Os bombeiros destacaram que a espécie não é venenosa. Após o resgate, a serpente foi solta em um ambiente natural, longe do perímetro urbano.
PIRAPORA – No mesmo dia, uma cena inusitada também foi registrada em Pirapora. Uma cobra rastejando por uma avenida da cidade chamou a atenção de quem passava pelo local. O animal também foi capturado pelo Corpo de Bombeiros. Os militares receberam várias ligações de pessoas que viram a serpente atravessando a Avenida Jeferson Gitirana, no bairro Cícero Passos. Ela seguiu em direção ao 55º Batalhão da Polícia Militar e foi capturada na calçada da unidade.
Segundo os bombeiros, a cobra era da espécie caninana e media cerca de dois metros. O animal estava sem ferimentos e também foi solto em uma área de mata nativa, distante do perímetro urbano.
CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE – A cobra caninana possui hábitos diurnos e pode chegar em até 2,5 metros de comprimento. Esta espécie é considerada mansa e costuma até fugir quando é vista. Ela é considerada terrestre e arborícola, que sobe em árvores e apresenta grande habilidade nas duas situações. Especialistas afirmam que o animal não possui veneno, mas pode morder ao sentir-se ameaçada e costuma achatar o pescoço quando está irritada.