[views count="1" print="0"]

Comissão aprova política do hidrogênio verde

Comissão aprova política do hidrogênio verde

A Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou nessa quarta-feira, parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 3043/2021, de autoria do deputado Gil Pereira, do PSD, que dispõe sobre a política estadual do hidrogênio verde, liberando a proposta para votação em 1º turno no Plenário, na próxima terça-feira, 14, possivelmente.

“É um dia histórico para o nosso Estado! Líder nacional em energia solar, com potência operacional hoje maior do que 8 GW (cerca de 20% do total), somando a geração centralizada (GC) e a distribuída (GD), Minas Gerais desponta na corrida mundial pelo hidrogênio verde (H2V), o combustível do futuro. Com esta aprovação caminhamos para nos tornar referência mundial também na produção deste novo combustível de baixo carbono, a exemplo do que conquistamos com incentivos à geração fotovoltaica”, ressaltou Gil Pereira, que preside a Comissão de Minas e Energia.

BAIXO CARBONO – “O PL propõe política de Estado que regule e, principalmente, estimule a aplicação do hidrogênio verde (H2V) ou com baixa emissão de CO2 como fonte de energia, como insumo na siderurgia em substituição ao coque, nas indústrias químicas e petroquímicas, na produção agrícola com o uso de fertilizantes (ureia e amônia) fabricados com ele, na indústria alimentícia e de bebidas, e, em um futuro breve, como combustível para veículos automotores (ônibus, caminhões e carros), navios e aviões”, explica o texto aprovado.

“Apesar de ainda elevados, os custos para sua produção vêm diminuindo com o avanço tecnológico, o que nos permite projetar que, até o final da década, os preços vão se equiparar à energia de outras fontes renováveis, como ocorreu com as fontes solar e eólica, que tinham preços muito elevados por quilowatt, mas, atualmente, disputam mercado com outras fontes de energia, inclusive a hidráulica”, declarou Gil Pereira, ao apontar o papel decisivo da Assembleia e sua Comissão de Minas e Energia nas conquistas de competitividade.

DEBATE PÚBLICO – A Assembleia Legislativa de Minas Gerais tratou intensamente do tema do hidrogênio verde em debate público realizado pela Comissão Extraordinária das Energias Renováveis e dos Recursos Hídricos, então presidida por Gil Pereira, em outubro de 2021. Especialistas foram unânimes em afirmar que Minas Gerais tem as melhores condições para produzir hidrogênio verde (H2V) – ou com baixíssima emissão de carbono – pelas vias solar, hidráulica ou pela reforma-vapor do etanol (álcool de cana-de-açúcar). Foi divulgada a “Carta das Minas e Energias Gerais”, contendo pilares e objetivos para a produção do novo combustível e sua introdução na matriz energética nacional, recomendações aos poderes públicos e vantagens competitivas de MG em relação a outros estados.

O deputado Bosco, relator do PL que trata da política estadual do hidrogênio verde, lembrou o trabalho que tem sido desenvolvido por Gil Pereira, na Assembleia, com as energias renováveis, principalmente a solar (uma das vias para produção do H2V, por eletrólise da água): “Trabalho por ele iniciado há mais de 10 anos, a partir de quando propôs e a Casa (ALMG) aprovou a inovadora legislação mineira de incentivo ao setor fotovoltaico, propiciando o seu excelente crescimento verificado desde 2012, especialmente, a Lei Estadual da Energia Solar (nº 22.549/17), primeira no país, que isenta de ICMS usinas com potência de até 5 MW”, apontou o parlamentar.

Comissão aprova política do hidrogênio verde
Deputado Gil Pereira avalia como positivo o projeto que cria a política do hidrogênio verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal