[views count="1" print="0"]

Universo encantado da literatura invade escolas da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, está promovendo um concurso literário envolvendo todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura, está promovendo um concurso literário envolvendo todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino. O concurso tem como inspiração o tema “Sementes, a Mágica da Vida”, trabalhado neste ano na Educação Infantil. Coordenadora do projeto, Ellen Santa Rosa explica que, durante os meses de março e abril, os alunos participaram de vivências literárias afetivas, éticas e estéticas sobre o tema “Semear literatura, cultivar leitores”.

“Nos encontros, a abordagem se deu de forma lúdica e prazerosa, por meio de apresentações teatrais, contação de histórias, música e dança, aspectos que favoreceram a interação dos estudantes, que tiveram a oportunidade de aprender mais sobre gêneros literários e se divertir, principalmente com a participação dos personagens Caroço e Castanha, do projeto Trilha da Leitura”, explica a coordenadora.

Neste mês, depois de realizar o estudo sobre o gênero textual “poema”, o professores vão propor aos alunos a escrita de uma poesia concebendo o ato de semear e cultivar sementes como pretexto poético e reflexivo em suas mais diversas nuances. Na Educação Infantil (do Maternal ao 2º Período Pré-Escolar), os alunos vão trabalhar o tema a partir de poemas, brincadeiras, músicas, parlendas, entre outros e, ao final, promover a escrita do poema. “Será um poema coletivo da turma, com a organização do professor, que também poderá ser o escriba”, esclarece Ellen Santa Rosa.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º Ano), os alunos trabalharão o tema de forma lúdica, a partir de gêneros textuais diversos, relacionando-o com a semeadura de sementes propriamente dita, uma vez que muitas crianças desse segmento de ensino ainda necessitam recorrer ao concreto para apreender a subjetividade da literatura. Para os alunos do 1º ao 3º ano, a produção do texto será coletiva, já os do 4º e 5º anos produzirão o texto individualmente.

Para o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º Ano), o tema será trabalhado de forma que os alunos percebam, vivenciem e apreendam a subjetividade da literatura a partir da semeadura de sementes. Ao final, vão escrever o poema individualmente.

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o tema será trabalhado de forma lúdica e prazerosa, para que percebam a subjetividade da literatura presente na própria vida, tendo como base gêneros textuais diversos, como músicas, provérbios, poemas, contos, crônicas, disponibilizados pelo Trilha da Leitura. Após a produção dos poemas, cada unidade escolar fará uma pré-seleção e inscreverá um poema por ano de escolaridade, que deverão ser encaminhados ao projeto Montes Claros na Trilha da Leitura até o dia 7 de junho.

A avaliação dos trabalhos será realizada por comissão julgadora composta pela equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura e por outros membros ligados às áreas literária, artística e cultural, que selecionará um poema de cada ano de escolaridade. “Na análise e seleção dos textos serão observados o atendimento às normas e objetivos do concurso. Além disso, serão analisadas a criatividade, a estrutura, a coerência, a coesão, a adequação da linguagem própria ao gênero poema, dependendo de cada segmento de ensino”, explica a coordenadora.

Os vencedores serão premiados com livros e certificado de participação, e terão seus poemas declamados no Dia de Poesia, comemorado em 2 de julho. “A novidade é que, neste ano, os professores poderão participar e enviar um poema livre, da sua autoria”, completa Ellen Santa Rosa.

Universo encantado da literatura invade escolas da rede municipal
CONCURSO literá mobiliza alunos da rede municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC