A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou na manhã de quarta-feira (13/3), o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral (PEATI), que integrará todas as unidades de ensino municipais. A solenidade, realizada no auditório da Sociedade Rural, contou com a presença do prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito, Guilherme Guimarães, vereadores, secretários municipais, diretores escolares, supervisores pedagógicos, coordenadores da SME e autoridades convidadas.
A programação iniciou com uma palestra do professor Wanderlino Arruda, que falou sobre a importância do trabalho em equipe. “O início de um programa que envolve tantas pessoas e exige tanta atenção e cuidado é oportuno para falar desse tema que é tão importante para que as atividades aconteçam de forma plena. Tudo passa pela aprendizagem e é fundamental que a equipe esteja em sintonia, que cada um entenda seu papel, suas habilidades, e que todos podem contribuir com o processo”, destacou o palestrante.
CURSOS
De acordo com a secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso Rodrigues, o objetivo do PEATI é possibilitar que os estudantes permaneçam mais tempo na escola e se desenvolvam integralmente por meio de uma grade de cursos e atividades complementares ao aprendizado curricular, que envolvam cultura, arte, esporte, saúde, lazer, ciência, tecnologia e empreendedorismo, além de acompanhamento pedagógico. “O ensino em tempo integral será realizado em todas as unidades escolares municipais que dispuserem de espaço para as atividades, de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino e vespertino, totalizando até dez horas diárias, incluídos os horários de descanso e refeições. Os estudantes serão acompanhados por profissionais que atuarão diretamente no programa”, explica.
ADEQUAÇÃO
Para isso, segundo a secretária, foi necessário fazer a adequação das escolas e o planejamento do transporte e da alimentação escolar. “O Município realizou o processo licitatório para 2024 já contemplando o ensino em tempo integral, incluindo o almoço e transporte no final do dia para os estudantes. As escolas também estão sendo ampliadas e equipadas para ofertar as atividades no contraturno escolar”, completa.
Conforme preconiza a Lei Municipal nº 14.640, de 31/07/2023, o Programa de Educação Ampliada em Tempo Integral está sendo implementado junto às unidades de ensino cujas comunidades apresentem maior necessidade de atenção e possuam melhor estrutura para atender o público-alvo, observadas as condições de viabilidade e oportunidade. “Não há nada mais importante que a educação, o conhecimento. É a educação que possibilita do desenvolvimento da cidade, do povo, da Nação. E é o que estamos fazendo: ampliando o tempo na escola para que os alunos se desenvolvam, para se formarem cidadãos plenos”, destacou o prefeito Humberto Souto.
PORTARIA
Durante a solenidade, o prefeito Humberto Souto assinou a Portaria, junto com o Conselho Municipal de Educação, instituindo oficialmente o programa no município. O PEATI já inicia com 1660 alunos matriculados, sendo esse total equivalente a mais que o dobro do estimado pelo Ministério da Educação. “Mas a proposta é que todas as unidades escolares ofereçam o programa. O cidadão deve ser integral, e para isso ele tem que ter a formação completa. No tempo integral os estudantes vão ter a oportunidade de diversificar as experiências escolares, aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos e se preparar para esse novo mercado de trabalho que está surgindo em Montes Claros com a chegada de grandes indústrias”, explica o vice-prefeito Guilherme Guimarães.
Para os estudantes da Educação Infantil, os conteúdos terão foco aos campos de experiências, associando as interações e a brincadeira, visando prioritariamente a socialização, a ludicidade, o brincar e o educar. Já os componentes curriculares do Ensino Fundamental irão priorizar a proficiência na leitura, escrita e o raciocínio lógico, seguidos da capacidade de resolver situações problemas, desafios, performance cinestésica e criatividade.
As ações pedagógicas serão monitoradas durante todo o ano letivo e em cada unidade de ensino participante haverá um professor especialmente designado pela equipe gestora para exercer a função de Professor Articulador da Educação em Tempo Integral.