[views count="1" print="0"]

Assembleia inicia discussão sobre crise climática em Minas

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e parceiros começam a se debruçar em busca de alternativas para se conviver com a crise climática no estado de forma menos traumática – seca e chuvas intensas -, que causam problemas de toda ordem.

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais e parceiros começam a se debruçar em busca de alternativas para se conviver com a crise climática no estado de forma menos traumática – seca e chuvas intensas -, que causam problemas de toda ordem. Na tarde dessa quinta-feira, representantes dos grupos de trabalho do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais – Desafios na Convivência com a Seca e Chuva Extrema -, se reuniram pela primeira vez na sede do parlamento mineiro e iniciaram os debates. Integrantes de instituições como universidades, órgãos públicos e entidades da sociedade civil receberam informações sobre a estrutura e o cronograma do seminário.

O Seminário foi anunciado pelo presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, ao destacar a preocupação com a seca cada vez mais intensa no Norte de Minas e às vezes com chuvas intensas, que causam problemas. A proposta é identificar meios para amenizar as crises climáticas, de forma a prejudicar menos a população.

As discussões dos grupos de trabalho serão divididas em quatro eixos temáticos: ambiental, social, econômico-produtivo e institucional. As reuniões serão online e terão início no dia 4 de abril. O objetivo dessa etapa é analisar os planos e políticas públicas já existentes e apresentar sugestões para aprimorá-los. Além disso, os grupos de trabalho poderão indicar experiências exitosas de convivência com a seca e a chuva extrema, sugerir debatedores para participar dos encontros regionais e indicar temas e formatos para a etapa final do seminário.

A fase de interiorização do evento terá início em maio. Serão realizados encontros regionais em cinco cidades, ainda não definidas. O seminário técnico será realizado na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. Os participantes do evento deverão identificar diretrizes de atuação legislativa e governamental para o enfrentamento da transformação climática, cujas consequências já são sentidas em Minas Gerais, com o agravamento das estiagens e a intensificação das chuvas torrenciais.

As sugestões apresentadas ao final do seminário poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar as políticas públicas já existentes e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental, que detalham os gastos públicos em ações e programas de enfrentamento da crise climática.

O seminário técnico tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Além disso, por meio de parceria da ALMG com o BH-TEC, serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Irmão assassina outro com facada por causa de som alto
Irmão assassina outro com facada por causa de som alto
Bombeiros socorrem motorista de helicóptero em Engenheiro Navarro
Bombeiros socorrem motorista de helicóptero em Engenheiro Navarro
Suspeitos de homicídio na Vila Áurea são presos em Pirapora
Suspeitos de homicídio na Vila Áurea são presos em Pirapora
Criminoso preso após assaltar motorista de aplicativo em MOC
Criminoso preso após assaltar motorista de aplicativo em MOC
Homem conhecido como Neném Rato foi morto a tiros na Vila Áurea
Seis homicídios foram registrados no Norte de Minas
Preso motorista de ônibus envolvido em acidente que deixou cinco mortos
Preso motorista de ônibus envolvidoem acidente que deixou cinco mortos
Plano frustrado leva Direita a cancelar caravana em Brasília
Plano frustrado leva Direita a cancelar caravana em Brasília
DEIXE COM UM VERMELHO VIVO O RODOVIA DA MORTE NAO A IMAGEM
Tragédia com ônibus clandestino deixa 5 mortos na BR-251
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Usina fotovoltaica avança em Uberaba 
Cresce aviação executiva em Araxá 
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta