[views count="1" print="0"]

Governo acelera programa de regularização fundiária

O Governo de Minas entregou 240 títulos de propriedade rural aos agricultores familiares do município de Rio Pardo de Minas (região do Alto Rio Pardo), nessa quinta-feira.

O Governo de Minas entregou 240 títulos de propriedade rural aos agricultores familiares do município de Rio Pardo de Minas (região do Alto Rio Pardo), nessa quinta-feira. Com os novos títulos, já são 1.028 produtores beneficiados desde 2022, quando as entregas do documento de posse dos imóveis foram retomadas no município.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, destacou a importância do programa, que traz retornos sociais e econômicos. “O produtor está na sua terra há vários anos, sem a escritura. Com a entrega dos títulos, além da segurança jurídica do imóvel, ele passa a ter acesso às diversas políticas públicas como o crédito rural, que é um recurso que pode ser usado em melhorias na propriedade, em tecnologias para o aumento da produção. Tudo isso impacta na qualidade de vida das famílias e no fortalecimento da economia regional”, afirma.

Suspenso desde 2011, diversas etapas de negociação e acordos entre órgãos públicos foram firmados para o avanço do Programa de Regularização Fundiária na região do Alto Pardo. Em 2021, o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) assinaram o Termo de Acordo Preliminar (TAP) para a retomada das ações de legalização dos imóveis rurais.

Já em maio do ano passado, a Advocacia Geral do Estado (AGE) e a Secretaria de Agricultura assinaram acordo judicial, possibilitando o registro em cartório de 696 títulos emitidos pelo Estado para o município de Rio Pardo de Minas, além de garantir, a retomada das entregas de títulos na região Norte do estado. O esforço coletivo dos órgãos do Estado foi acompanhado de perto pelo vice-governador, Professor Mateus Simões, que participou da audiência para homologação do acordo.

RECORDES – A entrega de títulos de propriedades rurais é uma demanda antiga dos produtores que, em muitos casos, estão há várias gerações à espera da regularização do imóvel. O Governo de Minas vem investindo para que cada vez mais agricultores familiares tenham segurança jurídica e oportunidade de crescimento com o título de propriedade do lugar onde vivem e trabalham.

Em 2023, o número de títulos entregues bateu recorde, pelo segundo ano consecutivo, com 1,8 mil propriedades regularizadas em 64 cidades de diversas regiões mineiras. Para o período 2023/2026 a meta é emitir 7,2 mil documentações. O crescimento é de aproximadamente 40% em relação aos 5,2 mil títulos entregues no período de 2019-2022.

TRANSPARÊNCIA – Desde 2019, a Secretaria de Agricultura faz chamamentos públicos para a inscrição das prefeituras no edital de seleção de municípios que participam do programa de regularização fundiária rural. Os próximos passos são a realização de audiências públicas na cidade selecionada e a divulgação das regras para o cadastramento dos interessados.

Em parceria com a Emater, são cadastrados os produtores em conformidade aos requisitos legais para a regularização fundiária, etapa seguida pelo georreferenciamento dos terrenos e pela análise técnica dos dados processuais. Caso o posseiro se adeque ao programa, recebe o título de propriedade rural, emitido e assinado pelo governador.

Governo acelera programa de regularização fundiária
O secretário Thales Fernandes destacou a importância do programa, que traz retornos sociais e econômicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Adote um Leitor apoia escolas vulneráveis
Comércio de Montes Claros tem horário especial
Comércio de Montes Claros funciona em horário especial
Fiscalização do Procon-MPMG aponta irregularidades em postos de combustíveis
Fiscalização aponta irregularidade sem postos de combustíveis da região
Agência Móvel da Copasa chega a Montalvânia
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Bazar Presente é realizado neste fim de semana no bairro Canelas
Bazar Presente reforça solidariedade em MOC
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Grande mutirão finaliza ações contra a dengue
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Agricultura irrigada é tema de mesa redonda
Procon-MPMG aplica multa de R$ 11,7 mi à Cemig
INMET divulga alerta para 114 cidades da região
Unicef discute baixa cobertura vacinal no Norte de Minas
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG