Negociar uma solução definitiva para a dívida do Estado com a União é a prioridade para o Legislativo neste início de ano. Foi o que enfatizou o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Tadeu Martins Leite, do MDB, nessa quinta-feira, ao instalar, em Reunião Solene, a 2ª Sessão Legislativa Ordinária da 20ª Legislatura.
Com o encerramento do recesso parlamentar e o retorno para o segundo ano dos trabalhos do atual mandato, o presidente afirmou que essa iniciativa é crucial para o Estado. “Precisamos construir uma proposta que não deve ser vista como um ponto isolado no tempo, mas sim como um esforço coletivo e um marco que pode nos possibilitar uma gestão financeira mais equilibrada e, consequentemente, uma maior capacidade de investimento em áreas essenciais para o desenvolvimento do Estado.”
O deputado Tadeu Martins Leite ressaltou que está sendo feita uma jornada conjunta com o Congresso Nacional e com os governos estadual e federal para a busca de uma solução consistente para o problema. Outro tema destacado pelo presidente da ALMG que vai receber um olhar diferenciado do Legislativo diz respeito às consequências das fortes chuvas que atingem algumas regiões do Estado e da histórica estiagem que afeta outras, o que, de acordo com ele, traz prejuízos para a população e para Minas Gerais.
Na reunião, o presidente da Assembleia Legislativa também relembrou como uma das conquistas do ano passado a lei complementar criada, aperfeiçoada e aprovada na Assembleia, que desbloqueou o uso de R$ 7 bilhões em verbas da saúde aos municípios, os quais poderão ser usados até fim de 2024. “Nossa missão, sempre em conjunto com o Governo de Minas, é consolidar e expandir esta iniciativa, assegurando que a saúde pública em Minas seja sinônimo de eficiência, qualidade e acesso universal”, afirmou.
MESA DE HONRA – Além do presidente da ALMG e do governador, também compuseram a mesa de honra da cerimônia o desembargador Lincoln dos Santos, a defensora pública- -geral, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Gilberto Pinto Monteiro Diniz, o procurador-geral de Justiça adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt, e o juiz de Direito Cássio Fontenelle.
Parlamentares que também compuseram a mesa: a 1ª- vice-presidenta da ALMG, Leninha, do PT, o 2º-vice-presidente, Duarte Bechir, do PSD; o 1º secretário, Antônio Carlos Arantes, do PL; e o 3º-secretário da Mesa, João Vítor Xavier, do Cidadania.