[views count="1" print="0"]

PM que matou jovem em boate é indiciado pela PC

O Estatuto do Desarmamento prevê que agentes de segurança pública podem entrar armados em locais onde há aglomeração, mesmo fora de serviço.

O policial da Polícia Militar de São Paulo foi indiciado pela Polícia Civil de Minas Gerais pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil. Ele é suspeito de matar o jovem Fernando Pereira de Figueiredo, de 21 anos, em uma boate de Montes Claros. Segundo a PC, o militar também praticou lesão corporal e ameaça contra outras duas pessoas.

Conforme detalha o delegado Cezar Salgueiro, os fatos ocorreram no dia 16 de dezembro após uma confusão, que teve início no momento em que o investigado retornou à boate para pegar uma roupa que a namorada havia esquecido.

“No local, existiam outras duas mulheres e inicia-se essa discussão por conta dessa peça de roupa, que evolui para uma ameaça com arma de fogo contra essa primeira mulher, que sai do local. Outra mulher intervém e ele também a ameaça com a arma de fogo e chega a lesioná-la com o cano da arma, a lesão foi comprovada através de laudo médico. Depois, o namorado dessa mulher intervém juntamente com a vítima [Fernando], e a discussão evolui para agressões com essa arma de fogo. Posteriormente, com disparo de arma de fogo.”

O delegado destaca que os elementos colhidos refutam a tese de que o policial agiu para se defender. Ele preferiu permanecer em silêncio durante a audiência de custódia com o juiz e ao prestar depoimento à polícia. A defesa informou à Inter TV que prefere não se manifestar nesse momento.

USO DE BEBIDA – Cezar Salgueiro ainda destaca que testemunhas confirmaram que viram o policial fazendo uso de bebida alcoólica na boate. “O Estatuto do Desarmamento diz que a pessoa flagrada fazendo uso de bebida alcoólica com arma de fogo tem esse porte automaticamente suspenso.”

Salgueiro afirma que a Polícia Militar de São Paulo está ciente sobre as provas levantadas pela PCMG. “Nós enviamos à Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo o relatório de investigação para ser analisado também no âmbito administrativo.”

Em nota enviada à imprensa quando o militar teve a prisão em flagrante convertida para preventiva, a Polícia Militar de São Paulo informou que foi comunicada a respeito do caso e que acompanha as investigações e os trâmites legais adotados pelas autoridades de Minas Gerais.

Permissão de armas em locais com aglomeração

O Estatuto do Desarmamento prevê que agentes de segurança pública podem entrar armados em locais onde há aglomeração, mesmo fora de serviço. As normas para o uso são estabelecidas em cada estado do país. Segundo o presidente da Comissão de Direito Penal da OAB Montes Claros, Bruno Nunes, em 2021 foi publicada uma resolução em Minas Gerais permitindo o acesso, com algumas restrições.

“O Estatuto do Desarmamento prevê que todos os agentes de segurança pública que têm o porte de arma, no exercício da sua função tem o direito de portar a arma em qualquer local do território nacional. Em 2019, nós tivemos um decreto federal permitindo o acesso dos policiais a casas noturnas deixando para que as instituições de cada estado regulamentem a matéria para os seus subordinados. Sobre isso, em 2021, a Polícia Militar de Minas Gerais emitiu uma resolução permitindo esse acesso aos policiais em casas noturnas e locais com aglomeração devendo obedecer a algumas regras, por exemplo, não usar a arma de modo ostensivo e não ingerir bebida alcoólica”.

Em Montes Claros, uma lei municipal sancionada no dia 5 de dezembro de 2016 também proíbe a venda de bebidas alcóolicas às pessoas que estejam portando arma em boates, casas noturnas, casas de shows e similares. (Fonte: G1 Grande Minas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos
Cidade registra média histórica de 200,7 mm
Uberlândia com bebês abaixo do peso 
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG