[views count="1" print="0"]

Proprietários de barragens devem realizar cadastro e entregar documento ao Igam até o dia 31

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alerta os usuários de recursos hídricos que possuem barragens de acumulação de água, em rios de domínio estadual e que não gerem energia hidrelétrica, para o fim do prazo de cadastramento de barragens, que se encerra no domingo (31).

O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) alerta os usuários de recursos hídricos que possuem barragens de acumulação de água, em rios de domínio estadual e que não gerem energia hidrelétrica, para o fim do prazo de cadastramento de barragens, que se encerra no domingo (31). Contudo, está em vigor a portaria Igam nº 08/2023, que atualizou os prazos e estabeleceu a obrigatoriedade do cadastro, que deve ser realizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), de forma gratuita, conforme manual de cadastro. Até 31/12/2023. Devem ser cadastradas as barragens com volume total do reservatório entre 150.000 e 250.000 mil m³.

O cadastramento de barragens visa promover o monitoramento e acompanhar as ações de segurança empregadas pelos responsáveis por barragens, de maneira a minimizar a ocorrência de acidentes e suas consequências, em especial, junto à população potencialmente afetada”, explica o analista ambiental do Igam, Guilherme Tadeu Figueiredo Santos.

Além disso, o cadastro tem como objetivo manter atualizado o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB), que se constitui como um cadastro consolidado de informações sobre barragens, cuja inserção dos dados está sob a responsabilidade de cada entidade ou órgão fiscalizador de segurança de barragens do Brasil.

Para Guilherme Tadeu Figueiredo Santos, o cadastro é extremamente importante para que o órgão possa fazer a gestão das barragens de acumulação de água no Estado de Minas Gerais. “Além disso, a partir do cadastro, é possível identificar se a estrutura se enquadra ou não nos critérios da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB)”, disse. Caso a barragem se enquadre, o próprio sistema do cadastro informa a classe, os documentos e prazos que o empreendedor tem para elaborar o Plano de Segurança de Barragem (PSB), o Plano de Ação de Emergência (PAE) e a Revisão Periódica de Segurança de Barragem (RPSB). Além desses documentos, outra obrigação é a realização das Inspeções de Segurança Regular (ISR) e a Inspeção de Segurança Especial (ISE).

A Inspeção de Segurança Regular (ISR) é um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragem (PNSB), Lei Federal nº 12.334/2010, que no Estado de Minas Gerais é regulamentada pela Portaria Igam nº 08/2023. Todos os proprietários de barragem de acumulação de água, em rios estaduais, que não geram energia hidrelétrica, e que enquadram nas diretrizes da PNSB, devem apresentar todos os anos, até 31/12, via SEI e de forma gratuita, o Extrato de Inspeção de Segurança Regular (EISR), a Declaração de Inspeção de Segurança Regular e a cópia da ART do profissional que elaborou o Relatório de Inspeção de Segurança Regular (RISR).

O analista ambiental também destacou que a entrega do cadastro e do Extrato da Inspeção de Segurança Regular, dentro do prazo, evita a aplicação de multas, visto que estas são obrigações estabelecidas aos empreendedores.

Tanto a empresa quanto o profissional responsável por elaborar o relatório devem possuir credenciamento vigente junto ao Igam no momento de entrega do Extrato de Inspeção de Segurança Regular (EISR), conforme manual de credenciamento de pessoas físicas jurídicas.

DÚVIDAS – Caso haja dúvidas, entrem em contato com a Gerência de Segurança de Barragens e Sistemas Hídricos (GESIH) pelos telefones: (31) 3916-8853 e (31) 98468-0697 – Cadastro de Barragens e (31) 99477-8856 – Credenciamento, ou pelo e-mail gesih. igam@meioambiente.mg.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
Câmara de Montes Claros homenageia IFNMG
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros
Edição do 28º Encontro da Imprensa acontece neste sábado
Edição do 28º Encontro da Imprensa acontece neste sábado
ALMG aprova PL que prevê orçamento de R$ 127, 1 bi
ALMG aprova PL que prevê orçamento d e R$ 127, 1 bi
Equipamento é utilizado para coletar informações geoespaciais de alta precisão nas BRs-251 e 365
Equipamento é utilizado para coletar informações geoespaciais de alta precisão nas BRs-251 e 365
Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Crescimento em 2026 consolida retomada do setor
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Gemma Fonseca inaugura painel artístico em comunidade rural
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Frete rodoviário volta a subir
Museu da Unimontes tem mostra de exposição coletiva
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Governo entrega Medalha dos Gerais em Matias Cardoso
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Padre recebe Título de Cidadão Honorário
Presunto de Porco do Cerrado é Campeão Nacional
Filarmônica de Varginha em turnê histórica 
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros