Uma força-tarefa atua no combate a um incêndio no Parque Estadual de Botumirim, no Norte de Minas. Imagens aéreas mostram parte do terreno queimado. Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos estão concentrados em uma área de campina e em um trecho mais inclinado, atingindo mata preservada em locais onde há nascentes.
As equipes atuam desde a última segunda-feira (11) com uso de mochila costal, abafador e soprador. Um helicóptero, tripulado por policiais militares, também auxiliou no combate. Ainda de acordo com os bombeiros, a ação conta com mais de 20 brigadistas voluntários e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). As causas do incêndio não foram informadas. Até a última atualização desta reportagem, a área queimada era de 750 hectares, o que equivale a mais de 700 campos de futebol.
SOBRE O PARQUE – O Parque Estadual de Botumirim foi criado em 2018 e está localizado entre os municípios de Botumirim e Bocaiúva, no contexto da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço. Segundo o IEF, a área do parque é de 35.682,50 hectares e é caracterizada em sua grande maioria por “formações características do bioma Cerrado com destaque para as veredas e campos rupestres com pouquíssimas alterações, os quais são compostos por uma flora riquíssima, muitas vezes com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção”.
Em 2019, uma equipe do Projeto Rolinha do Planalto, iniciativa da SAVE Brasil que atua na preservação da ave, encontrou novos indivíduos da espécie, considerada criticamente ameaçada de extinção, no Parque Estadual Botumirim.