A primeira turma da imersão realizada pela Associação Mineira de Municípios (AMM), com cerca de 50 prefeitos mineiros, teve início nesta segunda-feira, 2 de dezembro, no Hotel Bensará à Convenções, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Serão três dias de um mergulho profundo em todos os âmbitos da gestão pública, com palestras ministradas por especialistas em questões fundamentais para uma administração eficiente, desde captação de recursos até comunicação e gestão. O destaque do primeiro dia foi a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com a palestra magna “Liderança que transforma: moldando a gestão local”.
“Percebo que essa imersão reflete as obras que fizemos na minha primeira gestão. Tanto eu quanto o governador estamos sendo bem-sucedidos, pois, na prática, agimos como na gestão privada e privilegiamos a governança. Mostrar para os prefeitos a necessidade de montar uma equipe de qualidade, seguindo o conceito da gestão pública, é importante. Para isso, esses encontros com o governo do estado, o Sebrae e a AMM são fundamentais para demonstrar isso aos prefeitos que assumem a partir de 2025”, ressaltou o presidente da AMM, vice-presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinicius.
Durante sua apresentação, o governador compartilhou experiências sobre sua trajetória e os pilares que nortearam sua gestão. Zema destacou a necessidade de um novo investimento, relembrando o cenário crítico enfrentado por Minas Gerais em 2018, com uma dívida equivalente a 100% da receita do estado. Ele apresentou os resultados alcançados com medidas de austeridade e reorganização administrativa, como a redução de secretarias estaduais de 21 para 18 e a priorização do combate à corrupção, privilégios e desperdícios. “Vocês estão montando um time, como um técnico que vai disputar a Copa do Mundo. Se colocar craques, vai fazer gol; se colocar parentes, vai tomar goleada”, comparou Romeu Zema.
O governador enfatizou também a importância da parceria com os municípios e com a AMM, destacando a quitação de dívidas anteriores e o apoio à municipalização de serviços, como a manutenção de vias e a gestão de energia elétrica. “Isso significa uma aproximação muito grande do estado com os municípios, que é o que eu mais prezo, porque o Estado sozinho pouco pode fazer, mas, com os municípios juntos, podemos muito mais. E com a gestão de Marcos Vinicius na AMM, temos avançado muito e feito muitas coisas em conjunto”, disse.
No encerramento de sua fala, o governador reforçou a importância de iniciativas que simplificam a vida do investidor, como o programa Minas Livre para Crescer, já adotado por mais de 450 municípios, e a busca contínua por atrair investimentos privados, que já somam R$ 440 bilhões, gerando mais de 940 mil empregos formais em Minas Gerais.