Não agradou ao vereador Rodrigo Cadeirante, do União Brasil, a resposta dada pela secretária municipal de Planejamento e Gestão, Celeste Leite Fróes, ao seu pedido para alteração no dia ou no horário de aplicação das provas, marcadas para o próximo dia 20 de outubro, um domingo, para provimento de cargos na Prefeitura de Montes Claros,
O vereador alega que no mesmo dia e horário (7h30 às 11h30) ocorrerá o concurso público para soldado da Polícia Militar. A coincidência, na avaliação de Rodrigo Cadeirante, prejudicará os candidatos que se inscreveram para os dois concursos. Semana passada, ele pediu que a Prefeitura estudasse fazer a alteração. Na reunião ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira, 24, voltou ao assunto para protestar contra a resposta irônica dada pela titular da pasta. Ela disse que, ao invés de sugerir a mudança no horário e dia das provas da Prefeitura, a Câmara deveria convencer o governo do Estado a alterar a data do concurso da PM.
“Na verdade, a Secretaria de Planejamento e Gestão errou feito ao marcar as provas no mesmo dia e horário, criando dificuldades para as pessoas que abriram mão de sua vida pessoal para estudar, sonhando com um emprego de estabilidade. A Secretaria não está planejando nem gerindo, pois deveria ter previsto o choque de datas e evitado criar esse drama aos candidatos. Se a secretária não aceita crítica de vereador ela está no lugar errado”, desabafou o vereador.
Ele disse que ainda confia na sensibilidade do prefeito Humberto Souto – sem partido – para fazer a alteração, uma vez que há tempo para a correção, visto que as provas ocorrem somente em 20 de outubro. Rodrigo Cadeirante entende que é possível alterar, no mínimo, o horário das avaliações, propiciando às pessoas poderem fazer também o concurso da PM.
Rodrigo Cadeirante reiterou seu apoio à administração municipal, mas reforçou que não abre mão da sua prerrogativa de vereador, que é, entre outras funções, cobrar e fiscalizar. “Não vou deixar de defender a altivez e a independência do Legislativo. Posso ser amigo do prefeito e do vice, mas não aceito esse tipo de abuso”, finalizou.