Apresentar a estrutura de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços para os alunos do ensino médio, oferecendo a eles a oportunidade de conhecer os cursos de graduação e de pós-graduação, bem como as possibilidades de ingresso no mercado profissional em cada área. Este é o objetivo do projeto Universidade Aberta para Todos (Uniopen), evento que será promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no próximo dia 21. Voltadas para alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da região, as atividades serão no campus-sede, das 8 às 18 horas.
As inscrições podem ser feitas, gratuitamente, pelas escolas pelo email: pre@unimontes.br. Os trabalhos para a Uniopen são coordenados pela pró-reitoria de Ensino da Unimontes, com a colaboração das pró-reitorias, diretorias, centros de ensino, chefias de departamentos e coordenações de cursos. O evento já recebeu as inscrições de cerca de 2,5 mil estudantes de 34 escolas de Montes Claros e outros municípios, como Coração de Jesus, Janaúba e Juramento.
Durante o Uniopen, os estudantes do ensino médio terão a oportunidade de conhecer as formas de ingresso na Unimontes e a experiência e rotina dos acadêmicos no ambiente universitário, além de interagir com egressos dos cursos de graduação. Além disso, ocorrerão apresentações musicais e artísticas.
Pró-reitora de Ensino, a professora Ivana Ferrante Rebello explica que a Unimontes objetiva contribuir no processo de escolha de carreiras pelos estudantes do ensino médio. “Os alunos terão a oportunidade de conhecer o aporte gigantesco que a universidade oferece: cursos, laboratórios, periódicos científicos, restaurante, pesquisadores, professores, servidores e os próprios acadêmicos”, assinala. Professora Ivana Ferrante ressalta que a iniciativa visa fortalecer a divulgação das ações da universidade e buscar maior inserção junto à comunidade ao seu redor.
“O Uniopen é um evento que pretende se fixar no calendário definitivo da Unimontes como uma das metas estabelecidas pela gestão do reitor Wagner de Paulo Santiago: estreitar e consolidar as relações com a sociedade, ampliando nossa rede de cooperação e reafirmando a vocação da Unimontes de ser uma universidade pública, totalmente gratuita que tem como missão prioritária atender as demandas sociais e bem-servir”, afirma a professora Ivana Ferrante.
“A máxima que inspira o Uniopen é a Universidade aberta para todos. O objetivo central é, portanto, informar para a comunidade o que a Unimontes faz e realiza, seja na oferta de 64 cursos de graduação nas diferentes áreas do saber, como na divulgação de seus projetos de pesquisa e extensão que resultam em inestimável serviço prestado à população”, destaca a pró-reitora.
A professora ressalta que o Uniopen vai proporcionar o conhecimento da estrutura de serviços da Universidade. “Temos o Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes) que presta um serviço muito relevante para a região. Temos bibliotecas muito bem equipadas, uma editora própria e um corpo docente altamente qualificado, composto de mestres e doutores”, ressalta.
CURSOS E CENTROS
Cursos de graduação – Centro de Ciências Humanas (CCH): Artes visuais, Ciências da Religião, Geografia (bacharelado e licenciatura), Filosofia, História, Letras Inglês, Letras Português, Letras Espanhol, Música e Teatro.
Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Direito, Serviço Social e Tecnologia em Gestão Pública.
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS): Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), Educação Física (bacharelado e licenciatura), Enfermagem, Medicina, Odontologia e Psicologia.
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) – Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas, Engenharia Florestal, Física, Matemática, Medicina Veterinária, Sistemas de Informação, Tecnologia em Gestão do Agronegócio e Zootecnia. Informações e inscrições pelo site: www.unimontes.br/ uniopen.