A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) promoveu, na manhã dessa quarta-feira (7/8), a “acolhida” aos calouros do segundo semestre letivo de 2024. O evento foi realizado na Biblioteca Central Professor Antônio Jorge, sendo presidido pelo reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. As aulas para o segundo semestre foram retomadas no último dia 31. A Universidade acolheu os aprovados no seu vestibular (1.224 vagas oferecidas no segundo semestre) e no Sistema Enem/SiSU (245 vagas oferecidas).
Também começaram as atividades letivas para os 59 candidatos com 60 anos ou mais aprovados para o preenchimento de vagas remanescentes em 28 cursos de graduação da instituição. Ao dar boasvindas aos calouros do semestre, o professor Wagner de Paulo Santiago saudou os novos acadêmicos, destacando a importância de eles terem sido aprovados em um processo seletivo para o ingresso em uma instituição pública de ensino gratuito e de qualidade.
O reitor recomendou aos novos alunos para que aproveitem ao Unimontes promove acolhida a calouros do segundo semestre máximo o tempo de permanência na instituição. “A nossa universidade conta com um corpo docente altamente qualificado e extremamente dedicado”, destacou o reitor. Ele salientou que, além do ensino, os alunos têm acesso a uma série de atividades de extensão, pesquisa, estágios e bolsas de iniciação científica. Podem também contar com os serviços e instalações da universidade, como a Biblioteca Central e o Restaurante Universitário, que oferece alimentação de qualidade com valor subsidiado pelo Governo do Estado de Minas Gerais.
“Vocês são muito bem-vindos. Vocês agora fazem parte da família Unimontes. Com certeza, vão sair da universidade melhores do que quando entraram”, assegurou o reitor Wagner Santiago. “A vida os ensina a seremos fortes. Nunca desanimem diante das dificuldades e obstáculos”, completou. Mascote oficial da Unimontes, o “Unigênio” interagiu com os novos acadêmicos, promovendo um clima descontraído e acolhedor.
Professora do curso de Teatro, Nelcira Aparecida Durães contribuiu com uma contação de história e abriu a participação para falas dos pró-reitores Ivana Ferrante Rebello (Ensino), Rogério Othon Teixeira Alves (Extensão), Maria das Dores Magalhães Veloso (Pesquisa), Marcelo Brito (Adjunto de Extensão) e Beatriz Rezende Marinho da Silveira (Adjunta de Pesquisa). A diretora da Biblioteca Universitária, Roseli Aparecida Damaso Messias, e a presidente da Coteps, Jussara Maria de Carvalho Guimarães, também marcaram presença e compartilharam suas mensagens.
A Acolhida contou ainda com a presença de diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo, do diretor do Centro De Ciências Humanas – CCH Jânio Marques Dias, além de chefes de departamento, coordenadores, professores e servidores técnico-administrativos. As atividades de acolhida dos calouros seguem até esta quinta-feira (8/8), com uma programação diversificada que inclui apresentações artísticas e culturais, palestras e visitas guiadas ao campus, proporcionando aos novos alunos uma integração completa ao ambiente universitário.