A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) anuncia a aprovação de quatro novos cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O anúncio inclui três propostas de doutorado, em História, Zootecnia e Sociedade, Ambiente e Território, além do mestrado em Enfermagem, ampliando as oportunidades de formação avançada para estudantes e pesquisadores. As propostas foram encaminhadas pela Pró- -Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes.
Os cursos passaram pela etapa do processo de aprovação da Capes/MEC, a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Trata-se da fase inicial no estabelecimento dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu. Nela, são avaliados critérios como importância socioeconômica do curso e adequação ao desenvolvimento regional e nacional, além de verificar a competência e qualificação acadêmica, pedagógica e científica.
As propostas dos doutorados em Zootecnia e em Sociedade, Ambiente e Território foram desenvolvidas em associação com outras instituições: a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), respectivamente. Essa colaboração interinstitucional é um passo importante para fortalecer as redes de pesquisa e ampliar a qualidade acadêmica dos programas.
O mestrado em Enfermagem, também aprovado pela Capes/MEC, é um importante projeto do Departamento de Enfermagem. O novo curso vai atender à demanda crescente por qualificação na área de saúde pública na abrangência da Unimontes.
REPERCUSSÃO – Reitor da Unimontes, o professor Wagner de Paulo Santiago celebra a conquista junto à Capes/MEC. “Com essas novas ofertas, a Universidade Estadual de Montes Claros reforça seu papel como centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região e do país”, destacou.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da Unimontes destaca a importância da aprovação dos novos cursos de doutorado e mestrado para a universidade e ressalta que o fato representa avanço significativo na consolidação da excelência acadêmica e científica da instituição. “Esses novos cursos são fruto de um trabalho árduo e dedicado de nossos professores e técnicos, que se empenharam na construção de propostas extremamente qualificadas”, afirmou o professor Daniel Coelho de Oliveira, pró-reitor adjunto de Pós-Graduação.
Conforme a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, após a autorização de criação dos cursos, a Universidade vai definir e divulgar a quantidade de vagas oferecidas e os cronogramas dos editais de seleção de cada programa de pós-graduação.