[views count="1" print="0"]

Unimontes acerta parceria internacional

Professores, acadêmicos, servidores e pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terão a oportunidade de realizar intercâmbio científico na Universidade de Turim (Itália).

Professores, acadêmicos, servidores e pesquisadores da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) terão a oportunidade de realizar intercâmbio científico na Universidade de Turim (Itália). A atividade será viabilizada a partir de parceria estabelecida entre a Unimontes e a instituição italiana. A assinatura do convênio de cooperação acadêmica, científica e cultural entre as duas universidades será oficializada neste mês.

A parceria foi articulada por meio do Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Interinstitucional (NIC) e pela coordenadora do Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS), professora Cristina Sampaio. O protocolo de intenções será assinado pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; e pelo reitor da Universidade de Turim, professor Stefano Geuna.

A importância do acordo de cooperação científica para o processo de internacionalização da universidade é destacada pelo coordenador do NIC/Unimontes, professor Felipe Froes. “Trata-se de um convênio que coloca a Unimontes em parceria com uma das universidades mais antigas e tradicionais da Itália. Esperamos que, com essa parceria, muitas pontes sejam criadas não apenas para docentes, quanto para discentes em nível de graduação e pós-graduação. Agradecemos pela dedicação da professora Cristina Sampaio na condução da comunicação entre as universidades e desejamos sucesso e muitos bons frutos para toda a comunidade acadêmica, afirma Felipe Froes.

O responsável científico pelo acordo de cooperação pela Universidade de Turim será o professor Mario Cordano, do Departamento de Políticas, Culturas e Sociedade da instituição italiana. Desde a última terça-feira (4/6), o professor Mario Cardano encontra-se em Montes Claros, como professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Unimontes. Ele participa e desenvolve aulas, oficinas, discussões e outras atividades no campus-sede e no Hospital Universitário Clemente de Faria, no âmbito do Programa de PósGraduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde.

Nesta terça-feira (11/6), o professor Mario Cardano vai apresentar um seminário e lançar o livro de sua autoria: “Em Defesa da Pesquisa Qualitativa”. O evento acontecerá no Museu Regional do Norte de Minas, às 18h30.

A professora Carla Cristina Sampaio, que também é vinculada ao Departamento de Saúde Coletiva, é a responsável científica do convênio com a Universidade de Turim por parte da Unimontes. Ela acompanha as atividades do professor Mario Cordano, que também será recebido em encontro pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, no Gabinete da Reitoria.

INTERCÂMBIO – O acordo de cooperação entre a Unimontes e a Universidade de Turim prevê a realização de intercâmbio científico entre os professores, servidores, pesquisadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação das duas instituições. A proposta é a “formação de alto nível nos domínios científicos profissionais nas áreas das ciências da saúde e ciências sociais”.

Entre outras metas, o convênio visa o desenvolvimento de “pesquisas comparativas entre as duas Universidades sobre saúde e sociedade e suas relações interdisciplinares de interesse para ambas as partes”. Outro objetivo é a realização de “produções científicas para serem publicadas em colaboração pelas Universidades envolvidas”.

Unimontes acerta parceria internacional
MARIO Cordano, do Departamento de Políticas, Culturas e Sociedade da instituição italiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251