Os times campeões da Quarta edição do Campeonato Rural de Montes Claros foram definidos na tarde de domingo (13/10), no Estádio José Maria Melo (campo do Cassimiro). Na categoria Aspirante, a equipe do União Santo André, da comunidade de Marcela, foi a campeã ao vencer o Barcelona de São Pedro nos pênaltis, por 4 a 3. Antes, tinham empatado sem gols no tempo regulamentar. Já na categoria Titular, o Serra Verde, da comunidade que leva o mesmo nome, venceu o Vila Nova, de Vila Nova de Minas, por 4 a 1 e levantou o caneco.
Foi com muitos aplausos e gritos de euforia que as equipes entraram em campo para disputa dos títulos de campeões do Campeonato Rural 2024 nas categorias Aspirante e Titular. Durante toda a partida, a torcida foi o 12º jogador, animando e dando força para os atletas que estavam em campo.
A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude deram todo o suporte para realizar o campeonato que reuniu famílias de várias localidades para o belíssimo espetáculo do futebol amador rural, e que contou com a participação de 17 equipes, quase mil atletas que disputaram 132 partidas e fizeram 365 gols, o que dá uma média superior a 2,7 gols por partida.
“Foi um show a participação da torcida, vê o estádio José Maria Melo cheio de famílias para curtir o espetáculo do futebol de campo é gratificante. O esporte é isso, é vida sendo transformada dentro e fora das quatro linhas”, destacou a jornalista Juliana Peixoto, secretária de esportes.
A partida que consagrou o time vencedor na categoria Aspirante terminou empatado, sem gols no tempo regulamentar e, nos pênaltis, o União, que é da comunidade de Marcela, sagrou-se campeão (4 x 3). O União Santo André ainda ficou com o troféu do artilheiro da categoria: Jonas Ferreira, com 12 gols.
O Vila Nova, de Vila Nova de Minas, e o Serra Verde, da comunidade que leva o mesmo nome, fizeram a final da categoria Titular, com o Serra Verde vencendo pelo placar de 4 x 1. Os gols do Verdão foram marcados por Alex (1) e Grilão (3), João Victor marcou o gol de honra do Vila Nova. Assim como aconteceu no Aspirante, a equipe vencedora também teve um artilheiro, Bruno Sampaio com 10 gols.
O Serra Verde jogou e venceu com Madison, Daniel (Brasa), Ceza, Henrique e Nadim, Alex (Ramon), Sãn e Fernandinho (Ronaldinho), Vitinho (PH), Grilão e Taxinha (Dieguinho). Já o Vila Nova perdeu com Tecerão, Dieguinho (João), Pequi, João Victor, Kened (Jean) e Lucas (Gustavo), Marcelinho, Victor, Migô, Nadson (Cerezo) e Mikael (Marcos). O dono do apito foi o árbitro André Vinicius.
“O esporte promove a integração das comunidades. Isso é uma integração entre a zona rural e a zona urbana. É uma coisa muito sadia”, observou Edmilson Alves de Souza, o Baianinho, coordenador do campeonato.