O União Brasil articula para se fortalecer nas eleições de outubro deste ano, com a eleição de maior número de prefeitos no Norte de Minas. Em Porteirinha, o partido lançou a pré-candidatura da assistente social Branquinha, na manhã do último sábado. O evento ocorreu no centro da cidade, com a participação de cerca de 400 apoiadores, em que ela oficializou a filiação à legenda. Também participaram da reunião o deputado federal Delegado Marcelo Freitas, presidente do União Brasil em Minas e o deputado estadual Oscar Teixeira, do PP.
Graduada em Serviço Social, a pré-candidata, de 42 anos, é coordenadora de projeto social na cidade. Foi filiada ao PSB e concorreu como candidata à vice-prefeita nas eleições de 2020, quando a chapa teve 9.374 votos. Ela deixou o partido em 2022. Ao discursar, Branquinha afirmou que quer mostrar na pré-campanha e ao longo da campanha as realidades da cidade, “Nossa missão é pensar uma cidade plural, que atende toda a população, em que as pessoas possam fazer parte e experimentar o desenvolvimento. Uma cidade onde exista participação popular. Porteirinha é uma cidade com potencial ainda não explorado, por isso, será importante caminhar, ouvir cada cidadão, apontar os problemas, propor soluções”, afirmou.
Ela se apresentou como pré-candidata que representa a mudança e citou a educação e o social como prioridades. “É preciso pensar Porteirinha e seu desenvolvimento em todas as áreas: no social, meio ambiente, na ampliação de políticas para mulheres e juventude, sem esquecer que as políticas públicas precisam incluir os mais vulneráveis”, afirmou. O deputado Marcelo Freitas declarou apoio à pré-candidatura de Branquinha e destacou a história de luta social da porteirinhense. “Porteirinha precisa abandonar o velho e fazer ressurgir o novo com Branquinha. Nome novo, limpo, totalmente ficha limpa. Uma líder que nunca procurou o meu gabinete pedindo nada em seu interesse pessoal e sim pensando nas necessidades do povo. Ela está preparada para essa missão e tem meu total apoio e do nosso partido”, disse o presidente do União Brasil em Minas. Branquinha também recebe o apoio do deputado Oscar Teixeira, que aposta na pré- -candidata como a renovação. “Sou também porteirinhense e Branquinha tem meu apoio como conterrâneo. Terra que precisa dar a oportunidade para Branquinha, que está preparada, com paixão, com amor, com garra e com determinação para avançar a cidade em uma futura gestão”, observou o parlamentar. Há pelo menos 10 anos Branquinha está à frente de importante projeto social na cidade, o CAFE-AD, que começou com o atendimento às pessoas dependentes de álcool e drogas e ganhou forma. Além de assistência social às famílias com ações, projetos e destinação de alimentos, a população recebe apoio psicológico e de saúde. São quase 3 mil famílias assistidas, o que representa cerca de 7 mil porteirinhenses. Além dos deputados, também participaram do lançamento da pré-candidatura de Branquinha, a prefeita de Nova Porteirinha, Regina Antônia, do União Brasil, e o vereador de Porteirinha, Adelício Augusto, o Lorão, do PP. Esta foi à primeira pré-candidatura oficializada à Prefeitura de Porteirinha.