[views count="1" print="0"]

TRE confirma elegibilidade de futura prefeita

Prefeita eleita de Francisco Sá, Alini Bicalho teve a elegibilidade confirmada pelo TRE

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG), em sessão realizada na tarde dessa quarta-feira, 23, confirmou, por unanimidade, a condição de elegibilidade da candidata à prefeita eleita em Francisco Sá, Alini Fernanda Bicalho Noronha. O Acórdão do TRE, confirma sentença proferida pelo Juiz eleitoral Douglas Teixeira Barroco, da 115ª Zona Eleitoral de Francisco Sá, que indeferiu o pedido de impugnação da candidatura de Aline, que disputou o cargo de prefeita pelo PT, no município, tendo sido eleita com 51,45% dos votos válidos, o equivalente a 7.615.

A coligação “Sempre Pra Frente”, integrada por MDB, AGIR, PSB, Avante e Federação PSDB/Cidadania, assim como PSD, buscavam por meio de Recurso Eleitoral reformarem a sentença de primeiro grau que considerou Alini Fernanda elegível para as eleições de 2024.

Para o Procurador Regional Eleitoral, José Jairo Gomes, ficou demonstrado na instrução processual que “houve rompimento completo, tanto no âmbito afetivo quanto no político, entre Alini Fernanda Bicalho Noronha e o prefeito (Mario Osvaldo Casasanta), já que ambos ocupam lados opostos no cenário político de Francisco Sá”, tendo destacado que “o apoio explícito de Mário Osvaldo à candidatura de Késsia Correia Ribeiro afasta a possibilidade de uso da máquina pública em benefício de Alini, e, além disso, não há indícios de fraude ou dissimulação no rompimento do vínculo conjugal”. Nos termos do parecer do Procurador Regional Eleitoral, Alini não configuraria hegemonia política familiar, algo que poderia ser relevante em relação à candidatura de Késsia Correia Ribeiro e, que por essa razão, a aplicação da Súmula 18 do STF não se aplicaria ao caso.

O desembargador relator, Carlos Henrique Perpétuo Braga, acolheu a tese apresentada, reconhecendo que a Súmula 18 do STF não se amolda ao caso que estava em análise, tendo destacado que as provas evidenciavam claramente que o casal Alini Fernanda e Mario Osvaldo, não mais mantinham vínculos após a dissolução do casamento, e que não existiam indícios de fraude, de simulação ou de tentativa de burla ao comando constitucional aqui abordado.

O relator destacou, ainda, que estaria “comprovado o rompimento dos vínculos familiares e políticos entre a recorrente e o ex-marido” e que por essa razão, “em exercício de interpretação teleológica da Súmula Vinculante nº 18, observadas as peculiaridades do caso em análise, deve ser reconhecido que não está inelegível o ex-cônjuge que não mantenha mais vínculos familiares e de amizade com o prefeito em exercício e que faça parte de grupo político diverso, mesmo que a dissolução do vínculo conjugal tenha ocorrido no curso do mandato”. O voto do relator foi acompanhado por unanimidade pelos desembargadores do TRE.

Em contato com a reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, o advogado Fellipe Leal, que representa a defesa de Alini Fernanda, comentou sobre o resultado do julgamento. “Vivemos em um tempo de necessária mudança na jurisprudência da Justiça Eleitoral, e o resultado deste julgamento demonstra que o TRE/MG está atento a tal necessidade”.

Prefeita eleita de Francisco Sá, Alini Bicalho teve a elegibilidade confirmada pelo TRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
IMG-20250813-WA0036
MONTES CLAROS SE PREPARA PARA O FUTURO
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Assembleia vem debater combate à miséria
AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa 
Caxambu adota carruagens elétricas 
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Cruzeiro receberá o Botafogo nesta quinta-feira no Mineirão