A pousada Pão de Santo Antônio em Diamantina já está devidamente credenciada para receber participantes da Terceira Feira de 11 a 15 de setembro de 2024. O credenciamento garante preço especial para cinco diárias com café da manhã. São quartos individuais confortáveis com banheiro num ambiente ecologicamente saudável. Há pouquíssimas vagas disponíveis até o próximo 19 de agosto. Reservas exclusivamente pelo email institutodaghobe@gmail.com
Segundo o escritor, jornalista e Doutor em Literatura Brasileira, montes-clarense Anelito de Oliveira, os interessados têm desconto especial para se hospedar na Pousada da Guinda. São suites Masters com camas de casal e solteiro, banheiro, TV, ar condicionado e frigobar, café da manhã incluído. Ambiente de alta qualidade ecológica com pomar, piscina e área gourmet. Pacote Turístico Terceira Feira de três diárias inclui ainda transporte para ida e volta aos locais de realização das atividades da Terceira Feira no Centro histórico.
TRAJETÓRIA
Anelito tem uma trajetória de mais de três décadas de atividades nos meios jornalístico, cultural, literário e acadêmico no país e no exterior. Doutor pela USP e Pós-Doutor em Teoria Literária pela Unicamp, é pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ao Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura da UFS (GeFelit).
Publicou vários livros de prosa ficcional (A menina chinesa, O iludido e Os acampamentos insustentáveis), de poesia (Transtorno, Mais que o fogo e A ocorrência) e ensaio (A Aurora das Dobras), além de dezenas de trabalhos em livros coletivos, revistas acadêmicas e jornais impressos e digitais no Brasil e no exterior. Dirigiu o Suplemento Literário de Minas Gerais de 1999 a 2003 e no momento dirige a Revista Sphera, o programa mensal A partilha do poético no YouTube e o Podcast Fanon Blues.
EVENTO
Sobre o evento, Oliveira esclarece ainda ao NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, que a pousada está devidamente credenciada pelo evento. Apenas nove unidades disponíveis. Reserva até 19 de agosto exclusivamente pelo email.
O poeta Antonio Miranda é um dos grandes destaques da Terceira Feira: encontro de literaturas das margens do mundo que acontecerá de 11 a 15 de setembro próximo em Diamantina. Ele é poeta, dramaturgo, ensaísta e bibliófilo, professor da UNB, ex-diretor da Biblioteca Nacional de Brasília. Nasceu no Maranhão, viveu na Venezuela durante os anos de chumbo no Brasil e está radicado há muitos anos em Bsb.
Pioneiro na organização e difusão da literatura na Internet com o portal que tem o seu nome, será homenageado pela Terceira Feira no Colóquio E-literatura e também participará do Colóquio Poetas das Margens do Mundo. Miranda é um dos integrantes do seleto grupo de autores da Coleção Infame Ruído, que será lançada na noite de 13 de setembro na Casa Juscelino em Diamantina.
PIRAPORA
A Coleção Infame Ruído, item estruturante da Terceira Feira, conta com a participação muito especial do poeta Raimundo Carvalho, ícone da poesia contemporânea praticada a contrapelo das convenções literárias. Ele também é tradutor de letras clássicas, escritor de livros infanto-juvenis, ensaísta e professor da UFES recentemente aposentado.
Raimundo nasceu às margens do Rio São Francisco, em Pirapora, no Norte de Minas. Ele participará do Colóquio Poetas das Margens do Mundo e do Painel que discutirá o lugar da literatura na defesa do estado democrático de direito nas margens do mundo, duas das muitas atividades da Terceira Feira de 11 a 15 de setembro 2024 em Diamantina, no grande sertão jequitinhonhense.
POETISA
A também ensaísta e tradutora Vera Casa Nova é mais uma participação brilhante da Terceira Feira: encontro de literaturas das margens do mundo, que acontecerá em Diamantina.
Contudo, integra o grupo de excelência de poetas que participam da Coleção Infame Ruído, mapeamento da poesia contemporânea que não negocia suas verdades. Vera nasceu no Rio e mora em BH desde 1978, onde marca decisivamente a cena acadêmica, como professora e pesquisadora da UFMG, e cultural, como referência maior de grandeza artística e intelectual.
Ela estará no 1º Colóquio de Poetas das Margens do Mundo dentro da Terceira Feira.