A Sudene divulgou na última sexta-feira, 26, o resultado parcial dos projetos aprovados na segunda etapa do Inova Mulher. No total, 30 empreendimentos de nove estados foram classificados. Os proponentes terão até a próxima sexta-feira, 2 de agosto para interpor recurso. As propostas selecionadas contemplam os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte.
“Estamos chegando à fase final do Inova Mulher e o processo tem sido de muito aprendizado para nós. Fortalecer o empreendedorismo feminino é uma agenda importantíssima e a nossa região possui muitas iniciativas lideradas por mulheres nos ensinando sobre a importância da igualdade de gênero como fator de promoção do desenvolvimento do Nordeste”, comentou o superintendente Danilo Cabral.
Na etapa II do certame, os projetos foram analisados quanto aos seus critérios de habilitação. A comissão julgadora verificou a apresentação de itens como projeto completo, documentos de consentimento referentes às comunidades beneficiadas, certidões negativas de débitos, pendências fiscais e trabalhistas entre outros itens de regularidade.
“O aproveitamento dos projetos para a etapa II foi de 100%. Após o período de recurso, que se inicia com a publicação do resultado, a Sudene pretende divulgar o resultado definitivo e assim iniciar as tratativas para a celebração do termo de outorga junto aos proponentes”, explicou a coordenadora-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Sudene, Rafaella Arcila.
Foram aprovados projetos associados a diversas temáticas vinculadas ao desenvolvimento regional. Bioeconomia, saúde, agroecologia, comunicação, moda e tecnologia da informação foram alguns dos temas mais recorrentes. Entre as propostas, alguns exemplos são soluções voltadas ao empoderamento feminino no ambiente digital, agroecologia a partir de insumos de produtos típicos do Nordeste e desenvolvimento de ferramentas tecnológicas para moda e checagem de informações.
INICIATIVA – O Inova Mulher é um uma proposta da Sudene para seleção de iniciativas que dialoguem com agendas estratégicas para o desenvolvimento regional através do fortalecimento do empreendedorismo feminino no ambiente de negócios da área da Sudene. Para viabilizar os projetos, as empresas selecionadas poderão receber até R$ 80 mil. Os recursos são provenientes de 1,5% do retorno das operações do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), valor destinado ao custeio de atividades em pesquisa e desenvolvimento.