A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria de Educação, iniciou o ano letivo de 2024 em todas as unidades do Sistema Municipal de Ensino. Nessa quinta-feira (15/2), os cerca de 33 mil estudantes das 111 escolas municipais foram acolhidos em suas unidades, nas áreas urbana e rural. Secretária municipal de Educação, a professora Rejane Veloso participou do início das atividades e acompanhou a recepção dos estudantes no primeiro dia de aula na Escola Municipal Professora Sônia Quadros, no Bairro Augusta Mota, e na Escola Municipal Rotary São Luiz, no Bairro Cidade Industrial.
Acompanhada da diretora Arlete Ferreira Lopes (EM Sônia Quadros) e do diretor Daniel Cristovam Pacheco (EM Rotary São Luiz), a secretária conversou com os alunos sobre as expectativas para o novo ano letivo e a retomada das aulas, e também visitou as instalações das escolas, como salas de aula, biblioteca, quadra esportiva, cantina, refeitório e demais áreas de convivência dos estudantes. Rejane Veloso destaca que as escolas municipais estão preparadas para os 200 dias de aulas que estão por vir.
“As atividades para o ano letivo foram planejadas com muito cuidado, inclusive com uma extensa jornada pedagógica, com participação de todos os servidores, para alinhamento das ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. Nossa expectativa é que 2024 seja um ano de muito aprendizado e de muitas oportunidades para os estudantes”, destacou Rejane Veloso.
Para a diretora Arlete Ferreira, é grande a expectativa para o ano letivo. “Juntos com nossos quase 500 alunos, equipe pedagógica, a secretaria de Educação e toda a comunidade escolar, estamos prontos para desenvolver os projetos que foram propostos no planejamento e fazer desse um ano de muito aprendizado”, planeja.
Lucas Gabriel, de 8 anos, diz que está muito animado de voltar à escola e rever os coleguinhas. “Estou muito feliz porque vou estudar com a mesma professora do ano passado”, comemora. Já Alice, de 8 anos, diz que descansou bastante e agora é focar nos estudos. “Estou muito ansiosa para recomeçar. Chega de descanso, agora vamos estudar”.
Quem estiver fora da rede ainda pode se matricular nas escolas do município. O responsável legal pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer escola municipal ou no balcão de atendimento da Coordenadoria de Cadastro Escolar na UAI da nova sede da Prefeitura, no Bairro Jaraguá.
NOVIDADES
Para aprimorar ainda mais o ensino e a estrutura escolar, oferecendo melhores condições para alunos, professores e toda a comunidade escolar, a Secretaria de Educação planejou uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo. “Neste ano, teremos novos projetos, novas unidades escolares, maior permanência dos alunos na escola, com a ampliação do Tempo Integral, e também dos servidores, com a nova formatação da carga horária”, destaca a secretária.
Para dar conta de receber os estudantes e realizar todos os projetos programados para o ano letivo, serão inaugurados novos prédios e outros serão ampliados, promovendo melhores condições e maior acessibilidade. Um desses prédios será dedicado ao Ensino em Tempo Integral, com oferta de cursos de línguas estrangeiras para os alunos do Ensino Fundamental.
O Ensino em Tempo Integral será implementado em todas as unidades escolares que dispuserem de espaço para as atividades. Para as unidades que não tiverem estrutura para o Tempo Integral, será realizado o Tempo Semi-Integral, em dias alternados. O cronograma será divulgado logo após o período de matrículas e acolhimento dos estudantes.
Também será desenvolvido o plano de recomposição das aprendizagens, para acompanhar e monitorar as ações de fortalecimento e melhoria da aprendizagem dos estudantes. Entre as estratégias estão o reforço escolar, intervenção pedagógica, projeto estratégico de incentivo à leitura e escrita, além de uma série de ações com foco no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de todos os estudantes.
O planejamento para 2024 também contempla as competências socioemocionais dos estudantes, com ações de intervenção para a melhoria do clima escolar, do convívio entre estudantes e prevenção do bullying e de violências dentro da escola. Para isso, as unidades de ensino municipais contam com especialistas treinados para lidar e desenvolver projetos que vão trabalhar a convivência democrática, o respeito às diferenças, a autorregulação e o combate ao bullying.
Outra iniciativa importante que será fortalecida nesse ano letivo é o enfrentamento ao abandono e à evasão escolar, através da busca ativa, e a intervenção pedagógica, com o objetivo de regularizar a frequência e o aproveitamento do estudante. Em todas as unidades, os estudantes contam com transporte, alimentação e material escolar.