Nesta semana, a equipe do setor de endemias da Secretaria de Saúde de Monte Azul, Norte de Minas, esteve na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excecionais (Apae) promoveu palestra educativa/preventiva focada no combate à dengue.
A iniciativa envolveu diversas atividades visando conscientizar os apaeanos sobre a importância da prevenção e do controle da doença, abordando temas como: os sintomas da doença, as medidas de prevenção, e a importância da eliminação de criadouros do mosquito e do ciclo evolutivo do mosquito da dengue para que os participantes visualizassem as diferentes fases do ciclo de vida do Aedes aegypti.
CONSCIENTIZAÇÃO – Segundo a Secretaria de Saúde monteazulense, a palestra sobre prevenção à dengue, Zika e chikungunya, doenças transmitidas pelo o mosquito Aedes Aegypti tem como objetivo conscientização e prevenção ao surto da doença em todo o país e Estado. Os alunos aprenderam a importância de cuidar do ambiente, e não deixar o mosquito nascer, já que é a única maneira de evitar a dengue.
Durante a palestra, foram apresentados aspectos da dengue, sintomas e formas de prevenção, sendo uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito.
Foram ainda apresentadas dicas de como se prevenir, como manter a casa limpa; evitar criadouros com o acúmulo de água; colocar areia nos vasos de plantas; não despejar lixo em córregos ou riachos; usar repelentes e inseticidas