O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) promoveu nessa sexta-feira (29), o 1º Seminário de Proteção Animal em Situações de Desastres por Barragens e Mudanças Climáticas. A ação educacional, realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Coordenadoria Estadual de Defesa dos Animais (Ceda) e Aecom, objetivou difundir conhecimentos sobre preparação e resposta estratégica para proteção, resgate, reabilitação e reintrodução de animais atingidos por desastre.
Compuseram a mesa de abertura, o chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, Carlos Alberto Valera; a ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus; a promotora de Justiça do MPGO e membro-auxiliar da Comissão de Meio Ambiente do Conselho Nacional do Ministério Público (CMA/CNMP), Tarcila Santos Britto Gomes; a coordenadora estadual de Defesa dos Animais do MPMG, Luciana Imaculada de Paula; e o diretor de projetos da Aecom, Alex Castro.
Também participaram da abertura, de forma virtual, a diretora-geral da Freeland Brasil, Juliana Machado Ferreira; o presidente da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), promotor de Justiça do MPPR Alexandre Gaio; e o subsecretário de gestão ambiental de Minas Gerais, Diogo Soares de Melo Franco.
Na ocasião, foi lançado o “Manual de combate ao tráfico de animais da fauna silvestre brasileira”, uma iniciativa da CMA/CNMP e da Abrampa, por meio do projeto Libertas. A publicação tem a intenção de oferecer aos promotores e procuradores de Justiça um conteúdo técnico, acessível e atualizado, com orientações claras sobre como atuar em casos de tráfico de animais silvestres.
Logo após a abertura, o consultor em redução de riscos para animais e ex-gerente global de resposta a desastres da World Animal Protection, Juan Carlos Murillo Garcia, ministrou a palestra “Como o suporte aos animais pode salvar vidas humanas: aprendizados pós furacão Katrina”.
O seminário seguiu até às 18h, com uma série de painéis. A TVMP transmitiu o evento ao vivo.