O Norte de Minas se mobiliza para participar do Seminário Técnico Crise Climática em Minas Gerais: Desafios na Convivência com a Seca e a Chuva Extrema. O evento, promovido pela ALMG, será realizado a partir das 9h desta sexta-feira, na Biblioteca Central da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com a presença da Bancada do Norte no parlamento mineiro. O presidente da ALMG, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB confirmou presença na abertura do evento.
A previsão é de que o encontro conte com a participação de lideranças políticas do Norte de Minas, como prefeitos e vereadores, visando aprofundar nas discussões, sobretudo no tocante a medidas para amenizar os efeitos da seca, a cada ano mais intensa na região. O fenômeno tem levado prefeitos a decretarem situação de emergência, em busca de apoio mais consistente do estado e da União para socorrer centenas de famílias atingidas diretamente pela falta de chuvas, com a perda da agricultura de subsistência.
De acordo com a programação, pela manhã, logo após a mesa de abertura, o professor Mário Marcos do Espírito Santo, do Departamento de Biologia Geral da Unimontes, apresentará um panorama climatológico de Montes Claros e região. Em seguida, serão destacados os exemplos de boas práticas nessa área: assentamentos geraizeiros, manejo integrado de bacias hidrográficas e incentivo a usinas de energia solar. À tarde, os impactos da crise climática serão discutidos por três professores do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG: Áureo Eduardo Magalhães Ribeiro, Flávia Maria Galizoni e Flávio Gonçalves.
O Seminário Técnico Crise Climática tem o objetivo de construir soluções estruturantes e de longo prazo para a convivência com os fenômenos climáticos extremos. Paralelamente aos encontros promovidos em diversas regiões do Estado, grupos de trabalho discutem planos e políticas públicas já existentes e apresentam sugestões para aprimorá-los.
A etapa final do seminário será realizada na ALMG nos dias 8 e 9 de agosto. As propostas apresentadas pelos participantes do evento poderão se desdobrar em pedidos de providências para autoridades, projetos de lei para aprimorar políticas públicas e emendas ao Orçamento do Estado e ao Plano Plurianual de Ação Governamental. Além disso, por meio de parceria da ALMG com o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), serão fomentados projetos de inovação tecnológica voltados para o enfrentamento da crise climática.