LOGO NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS
[views count="1" print="0"]

Secretaria de Fazenda divulga balanço da arrecadação do IPVA

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou nessa terça-feira (9/4) o balanço da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024.

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) divulgou nessa terça-feira (9/4) o balanço da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024. Até 31 de março, foram recebidos R$ 7,8 bilhões, o que representa 72,22% do total esperado de R$ 10,9 bilhões.

De acordo com o superintendente de Arrecadação de Informações Fiscais da Secretaria de Fazenda, Leônidas Marques, o percentual de pagamentos ficou próximo da média histórica ao final do vencimento da terceira parcela, que é de 75% em relação ao valor lançado do imposto.

“Temos observado que, historicamente, os proprietários vão regularizando o débito até o início da exigência do licenciamento do veículo [CRLV] do ano corrente. E, até o fim do ano, esperamos que o índice de pagamento do IPVA feche em 95%”, analisa o superintendente.

Quem deixou de pagar o imposto na data do vencimento, pode regularizar o débito normalmente, via Pix ou diretamente nos terminais de autoatendimento, guichês e aplicativos dos agentes arrecadadores autorizados (Bradesco, SICOOB, Mercantil do Brasil, Caixa, Mais BB, Santander, Banco do Brasil e Itaú), bastando ter em mãos o número do Renavam do veículo.

Ao optar por pagar via Pix, é preciso observar, antes de concluir a operação, o nome da instituição emissora, Itaú Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A, e o favorecido, Estado de Minas Gerais, CNPJ 18.715.615/0001-60. Para pagamento nas casas lotéricas, é necessário apresentar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE).

Em todas as hipóteses de pagamento, os valores dos encargos incidentes pelo atraso são calculados automaticamente. Vale lembrar que o não pagamento do IPVA ou a quitação fora do prazo gera multa de 0,3% ao dia até 30º dia, multa de 20% após o 30º dia, além de juros calculados pela Taxa Selic.

SEGURANÇA – Tanto para gerar o QR Code do Pix quanto para emitir a guia do DAE, o contribuinte deve acessar, exclusivamente, o site da Secretaria de Fazenda, que é www.fazenda.mg.gov.br.

O acesso somente pelo site oficial da SEF é um cuidado essencial para se evitar cair em golpes aplicados pela internet, pois criminosos estão criando sites falsos, similares às páginas da Secretaria de Fazenda e do DetranMG. Confira as dicas de segurança para evitar os golpes:

“Para acessar o site da Secretaria de Fazenda ou efetuar o pagamento do IPVA, não digite nos buscadores (Google, Yahoo, Bing etc) as palavras-chave, como IPVA – Minas Gerais – Pagamento, por exemplo. Sempre digite o endereço fazenda.mg.gov.br;

“Confira se o endereço foi digitado corretamente, pois os golpistas utilizam versões falsas do endereço utilizando caracteres e sinais que passam despercebidos, como pontos, hífens ou letras duplicadas, por exemplo;

“No site da Secretaria de Fazenda, acesse a área do IPVA pela janela (pop-up) ou no menu “Tributos” à direita da tela;

“Em caso de dúvida, sempre se informe pelos canais oficiais da Secretaria de Fazenda e do Governo de Minas. Evite buscar informações em sites desconhecidos;

“A Secretaria de Fazenda não oferece descontos além do benefício dos 3% para o pagamento do IPVA em cota única. Portanto, se receber alguma oferta de desconto, saiba que é golpe;

“Nunca clique em links recebidos em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. A Secretaria de Fazenda não envia tais mensagens;

“Se receber algum boleto de papel no seu endereço, descarte. A Secretaria de Fazenda não envia cobrança de IPVA pelos correios.

“Antes de efetuar o pagamento via Pix, conferir os dados do favorecido, que é ESTADO DE MINAS GERAIS, CNPJ 18.715.615/ 0001-60, e instituição emissora: Itaú Unibanco S.A ou Santander (Brasil) S.A.

LICENCIAMENTO – O pagamento do IPVA é critério para a obtenção do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2024. O CRLV é o documento que atesta a regularidade do veículo para que possa trafegar. A data da exigência do licenciamento de 2024 será estabelecida em portaria a ser publicada pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET).

Destinação dos recursos

Do total arrecadado com o IPVA, 40% são destinados ao Tesouro Estadual, 40% aos municípios de emplacamento dos veículos e 20% ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb). Os repasses às prefeituras são feitos diariamente pelo estado.

Secretaria de Fazenda divulga balanço da arrecadação do IPVA
Quem perdeu o prazo ainda pode efetuar o pagamento normalmente via Pix, DAE ou nos agentes credenciados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

CDLs Montes Claros e Jovem protestam contra a alta carga tributária
CDLs Montes Claros e Jovem protestam contra a alta carga tributária
Secretaria de Fazenda divulga balanço da arrecadação do IPVA
Secretaria de Fazenda divulga balanço da arrecadação do IPVA
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2024
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2024
Pagamento da segunda parcela do IPVA começa nesta segunda
Pagamento da segunda parcelado IPVA começa nesta segunda
Empregadores têm até o dia 29 para informar sobre rendimentos
Empregadores têm até o dia 29 para informar sobre rendimentos
Montes Claros tem a 7ª maior arrecadação de Minas Gerais
Montes Claros tem a 7ª maior arrecadação de Minas Gerais
Pagamento do IPVA 2024 vai começar no próximo dia 15
Pagamento do IPVA 2024 vai começar no próximo dia 15
Escala de pagamentos do IPVA começará no dia 15 de janeiro
Escala de pagamentos do IPVA começará no dia 15 de janeiro
Governo não tem “plano B” para MP do PIS/Cofins, diz Haddad
IPVA não quitado pode ser parcelado em até 12 vezes
Contribuintes podem ajudar instituições através da Declaração do IRPF
Lançado programa para ajudar empresas com dívidas de ICMS
Terceira parcela do IPVA 2024 começa a vencer nesta segunda
Governo aumenta limite de isenção para 2 salários
Produtor tem até o final deste mês para optar por qual regime recolherá a contribuição do Funrural
Municípios já podem estimular contribuintes
Cruzeiro assimila o passado para tentar avançar na Sul-Americana
América defende invencibilidade em casa
Exportações enfrentam queda em faturamento e volume
Simulado do Enem garante vaga em universidades públicas
Sisema discute áreas prioritárias