[views count="1" print="0"]

Sebrae divulga e valoriza a origem do artesanato mineiro em um dos maiores eventos do setor

Quase 2 mil artesãos mineiros e ligados a associações e cooperativas do estado, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar os seus produtos em dois estandes da 34ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA).

Quase 2 mil artesãos mineiros e ligados a associações e cooperativas do estado, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar os seus produtos em dois estandes da 34ª edição da Feira Nacional de Artesanato (FNA). O evento, organizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato, é realizado nesta quarta-feira (6) a domingo (10), no Expominas, em Belo Horizonte. Informações: www.feiranacionaldeartesanato.com.br.

Um dos espaços do Sebrae Minas será a “Vitrine Conceito Origem Minas Artesanato”. O ambiente de 375 m2, projetado pela arquiteta Cynthia Silva, será uma proposta inovadora para que o consumidor possa levar, através de produtos e experiências, o jeito mineiro de ser. O estande apresenta os trabalhos de 42 artesãos e unidades produtivas de 34 municípios mineiros. Entre os produtos expostos estão: divinos, carrancas e santos em madeira, quadros bordados, moringas Zoomorfas confeccionadas manualmente por meio de técnicas ancestrais indígenas, cestarias em taboa, além de várias outras peças decorativas e utilitárias.

“O artesanato mineiro retrata a história, a tradição, crenças e a cultura da nossa gente. Feiras como esta se torna uma grande oportunidade para aumentar as vendas e a valorização da origem e identidade das peças artesanais produzidas no estado, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos artesãos e gerando um círculo virtuoso no desenvolvimento e na economia dos territórios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Os visitantes da FNA também poderão conhecer toda a beleza e diversidade dos produtos artesanais, que tornaram Minas Gerais o estado com maior número de artesãos reconhecidos na 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O espaço, que leva o mesmo nome da premiação, será composto por peças produzidas nas cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Santana do Araçuaí, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

“O público terá a oportunidade de ver e comprar os produtos premiados no estado que chamam a atenção pela identidade, origem e tradição, que destacam a mineiridade presente em cada detalhe. Além disso, os artesãos poderão divulgar seus produtos, trocar experiências, estabelecer novas parcerias, formar redes de contatos e ampliar suas vendas no fim de ano, tanto no atacado como no varejo”, afirma Marcelo Silva.

Entre as peças expostas no espaço “Sebrae TOP 100 de Artesanato” estão mandalas e rodas vivas em madeira, que retratam cenas do cotidiano, além de carros de boi, cavalos, relógios rústicos, jogos educativos e presépios com madeira reaproveitada. Haverá ainda produtos de fibras vegetais, como terços e caixas decorativas feitos com a palma do buriti – palmeira típica do Cerrado Mineiro -, e luminárias produzidas com rami – cordão vegetal de alta resistência – trançado com a técnica de crochê e com detalhes de filtros de café usado.

Também serão comercializadas mantas e colchas, tingidas com corantes naturais e produzidos com algodão orgânico certificado, e ainda almofadas, caminhos de mesa, tapetes e jogos americanos tecidos em teares manuais. Já os bordados dão um toque delicado e personalizado aos desenhos que estampam estandartes, roupas e enxovais de bebês.

Outro destaque do estande “Top 100 de Artesanato” são as tradicionais bonecas de barro inspiradas em características que mostram o trabalho, a força e a determinação de mulheres do Vale do Jequitinhonha. Os visitantes também poderão conferir outros objetos decorativos típicos da região, como filtros de barro e moringas tingidos com corantes naturais.

Artesãos de outras regiões do estado também estarão mostrando a diversidade da arte em cerâmica produzida em réplicas de casas históricas e igrejas tombadas pelo patrimônio histórico, bem como imagens de santos, sereias, mães d’água e bustos femininos.

Outra novidade desta edição da FNA, será o espaço “Origem Minas – Agroindústrias”. Neste ambiente, 14 pequenos produtores da agroindústria do estado, que participam do projeto Origem Minas – uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com o Sistema FAEMG –, terão a oportunidade para apresentar a gastronomia mineira de produtos típicos – cafés, cachaças, doce de leite, biscoitos, licores, mel, própolis, geleias, doces de frutas, antepastos, molhos, pães e até farofa de soja – para potenciais compradores, valorizando ainda mais a qualidade dos produtos artesanais feitos no Estado.

Este ano, a Feira Nacional de Artesanato terá cerca de 700 estandes com apresentação de produtos nacionais e de representantes de outros países. Haverá oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais, cortejos e shows musicais.

Sebrae divulga e valoriza a origem do artesanato mineiro em um dos maiores eventos do setor
Artesãos de norte a sul do Estado estarão em dois espaços montados pela instituição durante a Feira Nacional de Artesanato, realizada de 6 a 10, em Belo Horizonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

WhatsApp Image 2025-07-25 at 10.49.28
Gestão de Tempo dos Líderes: Como Gerenciar Este Ativo de Maneira Inteligente?
Posicionamento da FECOMÉRCIO MG sobre a PEC da jornada de trabalho
Posicionamento da FECOMÉRCIO MG sobre a PEC da jornada de trabalho 
Governo e Sebrae lançam rotas no Festuris
Governo e Sebrae lançam rotas no Festuris 
Mineira produz café de R$ 34 mil a saca
Mineira produz café de R$ 34 mil a saca 
Pesquisa da Fecomércio MG revela alta adesão das empresas para a Black Friday
Pesquisa da Fecomércio MG revela alta adesão das empresas para a Black Friday 
Semana Internacional do Café vai reunir as principais forças do setor em um dos maiores eventos mundiais do mercado cafeeiro
Semana Internacional do Café vai reunir as principais forças do setor em um dos maiores eventos mundiais do mercado cafeeiro 
FIEMG busca parcerias na Austrália para fábrica de ímãs de terras raras
FIEMG busca parcerias na Austrália para fábrica de ímãs de terras raras 
Comércio e serviços preenchem 7 em cada 10 vagas de emprego em Minas Gerais
Comércio e serviços preenchem 7 em cada 10 vagas de emprego em Minas Gerais 
Clima favorece safra mineira 
Posicionamento da FECOMÉRCIO MG sobre a PEC da jornada de trabalho 
Exporta Mais Brasil completa um ano com mais de 700 empresas
Inteligência artificial impulsiona setor
Expansão de mercados e impactos locais
Rações naturais e livres de antimicrobianos impulsionam a criação
Mercado de suco de laranja enfrenta crise de oferta e preços recordes
ABMRA revela agências selecionadas para o Projeto Marca Agro do Brasil
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251