A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realizou no município de Curral de Dentro, Alto Rio Pardo, Norte de Minas, recentemente, através da Emater o Circuito Frutifica Minas – 2ª edição 2023. O evento aconteceu na Fazenda Don Felice. A abertura contou com a presença de autoridades municipais e apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Houve palestra sobre citricultura, manejo, qualidade, produtividade, processos de certificação, Certifica Minas Fruta, além de práticas: controle alternativo de pragas, doenças/biofábrica (reator) e podas em citrus.
O Circuito Frutifica Minas foi criado em prol do desenvolvimento do setor de fruticultura no Estado. Parte importante dessa iniciativa do programa é certificar propriedades produtoras que atenderem a uma série de pré-requisitos. O Certifica Minas Fruta tem dado certo devido a uma grande demanda pelo consumo de frutas aliada à segurança alimentar. Minas Gerais é o quarto no país em produção de frutas, mas ainda é dependente da produção de outros Estados.
A adesão à certificação é voluntária e os proprietários interessados devem se credenciar no escritório da Emater-MG de sua cidade. Neste sentido, o extensionista da Emater irá preparar a propriedade, a fim de adequá-la aos parâmetros da certificação (de manejo, práticas agropecuárias, cuidados com o meio ambiente, entre outras). Para receber a certificação, a propriedade deve atender pelo menos 80% das exigências, inicialmente. A inspeção da propriedade é feita pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
Também são realizados, paralelamente, esforços para que lojistas e atacadistas se interessem pela comercialização de produtos da fruticultura certificada. O Frutifica Minas foi criado em 2010 pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). Essa etapa do circuito foi promovida em parceria com UFLA, através do Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
