O Norte de Minas passou a contar com representante no secretariado do Governo do Estado, a partir dessa segunda-feira. É que o Bacharel em Direito, André Luiz Lopes de Oliveira assumiu a Subsecretaria de Estado de Direitos Humanos, em solenidade nessa segunda-feira, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Uma das lideranças do Partido Novo em Montes Claros, ele foi nomeado semana passada pelo governador Romeu Zema, do Novo, para comandar a importante pasta. A nomeação foi publicada no Diário Oficial Minas Gerais da última sexta-feira e teve repercussão das mais positivas na região.
Atuando nos últimos dez anos no Instituo de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas (Idene), e participando diretamente das articulações do Governo de Minas com o Governo Federal para a retomada das obras do Projeto Jequitaí, de fundamental relevância para combater a crise hídrica na região, o novo subsecretário diz estar pronto para enfrentar mais um desafio de comandar setor que tem que dar resposta cada vez mais positiva à sociedade mineira.
O novo subsecretário mostra-se satisfeito com a confiança que lhe foi depositada pelo governador Romeu Zema e pelo vice Matheus Simões, também do Novo, e se compromete a fazer de tudo para dar o retorno esperado, através de trabalho produtivo, com a devida transparência e responsabilidade, que atenda aos anseios da população mineira.
De acordo com André Oliveira, a Subsecretaria de Direitos Humanos abrange áreas de cunho social como: Superintendência de Promoção, Proteção e Participação Social; Diretoria de Políticas de Promoção à Cidadania e Educação em Direitos Humanos: Diretoria de Políticas de Proteção e Reparação dos Diretos Humanos; Diretoria de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos; Diretoria de Apoio aos Órgãos Colegiados de Direitos Humanos; Diretoria de Projetos e Políticas de Direitos Difusos e Coletivos.
Segundo o novo subsecretário, a pasta também abarca a Superintendência de Políticas Temáticas e Transversais; Diretoria Estadual de Políticas para Pessoas com Deficiência; Diretoria Estadual de Políticas para Juventudes; Diretoria Estadual de Políticas de Diversidade; Diretoria Estadual de Políticas para Igualdade Racial e Povos Tradicionais; Diretoria Estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes; Diretoria Estadual de Políticas para a Pessoa Idosa; Diretoria Estadual de Políticas para a População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Recicláveis; Diretoria Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo.
CURRÍCULO – Filho do coronel reformado da Polícia Militar de Minas Gerais, Ari Teodoro de Oliveira, o novo subsecretário é natural de Montes Claros. Além de administrador de empresas, é bacharel em Direito, tem especialização em Gestão de Crises; Mediação e Conciliação de Conflitos; cursou Política e Estratégia pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-MG); Professor das matérias de Direitos Humanos e Criminologia; Tutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) em diversos cursos, inclusive de Direitos Humanos; membro da Academia Maçônica de Letras do Norte de Minas (AMALENM); Venerável Mestre da Loja de Estudos e Pesquisas Cavaleiros do Vale do Jequitaí, representando a Maçonaria do Norte de Minas no Governo do Estado.