Na última terça-feira (18), o Programa Descubra reuniu, em Belo Horizonte, 76 profissionais da rede de serviços socioassistenciais do programa – Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e serviços de atendimento socioeducativo – para o Conecta Descubra. Realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais, o encontro teve como objetivo apresentar e aprimorar os procedimentos de encaminhamento dos jovens e participaram deste encontro analistas de políticas públicas, técnicos e técnicas, educadores, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e diretores. No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as melhorias realizadas nas etapas iniciais da Jornada do Aprendiz – tecnologia social de inclusão socioprofissional – desenvolvida para o Programa Descubra.
O encontro foi focado em três das cinco etapas da Jornada do Aprendiz. De início foi abordada a articulação das vagas e passou pela gestão das vagas, onde cada oportunidade é cuidadosamente articulada para atender às especificidades do perfil dos jovens e adolescentes atendidos e finalizando no fluxo de contratação, onde se desenvolve o processo de sensibilização, inscrição, acompanhamento dos candidatos inscritos, a admissão e assinatura do contrato de aprendizagem profissional.
“Existe todo um protocolo, todo um procedimento, todo um fluxo que começa desde a conversa com as empresas para gerar as vagas, sensibilizá-las para que acolham esses adolescentes nos contratos, até a indicação e preparação dos adolescentes. Essa preparação visa o fortalecimento do adolescente, para que ele possa chegar ao local de trabalho confiante, apresentando-se e comunicando-se adequadamente, acreditando no seu potencial. Depois de encaminhados, eles continuam sendo acompanhados por uma equipe técnica, garantindo assim que esse adolescente tenha sucesso na profissionalização,” destacou Márcio Oliveira, promotor de Justiça e coordenador do Comitê Gestor Interinstitucional do Programa Descubra.
Durante todo o dia o Conecta Descubra reuniu profissionais em debates e trocas de experiências. Isso resultou em um maior entendimento sobre as etapas da Jornada do Aprendiz, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria e aprimorando a forma como os adolescentes são encaminhados para as oportunidades. Aline Queiroga, analista de Políticas Públicas, enfatizou o papel fundamental de eventos como o Conecta Descubra na inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Esses encontros promovem a interação, a atualização de conhecimentos e a troca de experiências, contribuindo para a qualificação das informações para os nossos jovens e adolescentes”, afirmou.
O Programa Descubra representa uma iniciativa inédita no cenário brasileiro, resultado de uma colaboração interinstitucional que une empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.
Sua missão é articular e fortalecer a rede de apoio e proteção aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da inserção profissional no mercado de trabalho protegido, visando transformar vidas e promover o protagonismo cidadão.
Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de mil jovens apenas em Belo Horizonte. Márcio Oliveira destaca a relevância e o caráter inovador da iniciativa para a política de atendimento à criança e ao adolescente em Minas Gerais. “O programa se destaca pela metodologia de articulação de rede e atendimento especializado, visando a garantia do direito fundamental à profissionalização”, afirma o Coordenador do Programa Descubra na capital mineira.