[views count="1" print="0"]

Programa Descubra reúne rede de serviços socioassistenciais

Na última terça-feira (18), o Programa Descubra reuniu, em Belo Horizonte, 76 profissionais da rede de serviços socioassistenciais do programa - Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos

Na última terça-feira (18), o Programa Descubra reuniu, em Belo Horizonte, 76 profissionais da rede de serviços socioassistenciais do programa – Serviço de Acolhimento Institucional, Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) e serviços de atendimento socioeducativo – para o Conecta Descubra. Realizado na sede do Ministério Público de Minas Gerais, o encontro teve como objetivo apresentar e aprimorar os procedimentos de encaminhamento dos jovens e participaram deste encontro analistas de políticas públicas, técnicos e técnicas, educadores, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e diretores. No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as melhorias realizadas nas etapas iniciais da Jornada do Aprendiz – tecnologia social de inclusão socioprofissional – desenvolvida para o Programa Descubra.

O encontro foi focado em três das cinco etapas da Jornada do Aprendiz. De início foi abordada a articulação das vagas e passou pela gestão das vagas, onde cada oportunidade é cuidadosamente articulada para atender às especificidades do perfil dos jovens e adolescentes atendidos e finalizando no fluxo de contratação, onde se desenvolve o processo de sensibilização, inscrição, acompanhamento dos candidatos inscritos, a admissão e assinatura do contrato de aprendizagem profissional.

“Existe todo um protocolo, todo um procedimento, todo um fluxo que começa desde a conversa com as empresas para gerar as vagas, sensibilizá-las para que acolham esses adolescentes nos contratos, até a indicação e preparação dos adolescentes. Essa preparação visa o fortalecimento do adolescente, para que ele possa chegar ao local de trabalho confiante, apresentando-se e comunicando-se adequadamente, acreditando no seu potencial. Depois de encaminhados, eles continuam sendo acompanhados por uma equipe técnica, garantindo assim que esse adolescente tenha sucesso na profissionalização,” destacou Márcio Oliveira, promotor de Justiça e coordenador do Comitê Gestor Interinstitucional do Programa Descubra.

Durante todo o dia o Conecta Descubra reuniu profissionais em debates e trocas de experiências. Isso resultou em um maior entendimento sobre as etapas da Jornada do Aprendiz, possibilitando a identificação de oportunidades de melhoria e aprimorando a forma como os adolescentes são encaminhados para as oportunidades. Aline Queiroga, analista de Políticas Públicas, enfatizou o papel fundamental de eventos como o Conecta Descubra na inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Esses encontros promovem a interação, a atualização de conhecimentos e a troca de experiências, contribuindo para a qualificação das informações para os nossos jovens e adolescentes”, afirmou.

O Programa Descubra representa uma iniciativa inédita no cenário brasileiro, resultado de uma colaboração interinstitucional que une empresas, entidades de qualificação profissional, órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Sua missão é articular e fortalecer a rede de apoio e proteção aos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade por meio da inserção profissional no mercado de trabalho protegido, visando transformar vidas e promover o protagonismo cidadão.

Desde sua implementação, o programa já beneficiou mais de mil jovens apenas em Belo Horizonte. Márcio Oliveira destaca a relevância e o caráter inovador da iniciativa para a política de atendimento à criança e ao adolescente em Minas Gerais. “O programa se destaca pela metodologia de articulação de rede e atendimento especializado, visando a garantia do direito fundamental à profissionalização”, afirma o Coordenador do Programa Descubra na capital mineira.

Programa Descubra reúne rede de serviços socioassistenciais
Setenta e seis profissionais da rede de serviços socioassistencial do Paefi se reuniram na capital

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Região inicia uso de vacina mais segura
Região inicia uso de vacina mais segura
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Vacina que protege bebês contra bronquiolite chega ao Brasil
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
Cidade pede ao governo R$ 7 mi para hospital
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
HDG destaca importância do Dia mundial de prevenção
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
Mais de 90% dos municípios já aderiram à Política Estadual
HDG promove ações no Setembro Amarelo
HDG promove ações no Setembro Amarelo
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Região garante forte presença no II Seminário Estadual de Arboviroses
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Médico alerta sobre o câncer de pênis
Doença e os principais sintomas
Infertilidade pode impactar na saúde mental de homens e mulheres
Conheça os dez benefícios da couve
Estado inicia preparação para enfrentar dengue e chikungunya
Tratamentos do câncer no fígado
Causas, tipos e tratamento
Prevenção contra sinais e sintomas do câncer de pênis
Seminário será aberto de manhã com realização de mesa redonda
Quase 500 presos fazem Enem em JF 
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF