A Prefeitura de Montes Claros, através do Setor de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com Serviço Nacional da Indústria (Fiemg/ SenaiI), realizou na manhã da última sexta-feira, 15, formatura de alunos nos cursos de operador de computador, qualificação profissional básica em padeiro, assistente administrativo e eletricista instalador predial de baixa tensão. Participaram da solenidade de formatura o prefeito Humberto Souto; o secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro; chefe de Gabinete, José Gonzaga; secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato, servidores e familiares de 95 alunos concluintes dos cursos.
A realização dos cursos e da parceria com o Senai foi uma articulação das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Desenvolvimento Social junto ao Sistema Fiemg/Senai, que proporcionou a disponibilização das vagas nos quatro cursos. O objetivo foi qualificar pessoas de baixa renda para vagas de emprego que estão em demanda no mercado formal, principalmente na construção civil, informática e panificação.
Os cursos foram oferecidos para os candidatos de baixa renda acima de 16 anos, com ensino fundamental, no mínimo. No total foram 20 vagas para o curso de qualificação profissional em Operador de Computador, com carga horária de 200 horas; 20 vagas para o curso de qualificação profissional Básica em Padeiro, com carga horária de 160 horas; 35 vagas para o curso de qualificação profissional básica em Assistente Administrativo, com carga horária de 160 horas e 20 vagas para o curso de qualificação profissional em Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com carga horária de 200 horas.
De acordo com a psicóloga e diretora do setor qualificação emprego e renda da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Patrícia Jabbur, “as parcerias são de fundamentais importâncias para o município. E através de parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do nosso secretário Edilson Torquato, fomos informados que existia um leque de mão de obra em aberto na cidade, sobretudo nessas áreas que oferecemos o curso. E o Senai nos ofereceu essa oportunidade. Parabéns aos alunos que insistiram com a conclusão dos cursos. A persistência foi a arma mais importante e estamos formando novos profissionais”, disse.
Representando o Senai, Ângela Maria Oliveira destacou que “para o Senai foi uma honra participar desse projeto. O Senai é um dos maiores polos de disseminação de conhecimento do país. E contribuímos diretamente para a formação de novos profissionais, mas sobretudo de formação de cidadãos”, afirma.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edilson Torquato observou que “a ação só foi possível por conta de uma interação que o prefeito Humberto Souto determinou realizar entre todas as Secretarias. E como temos a interação entre as secretarias, temos também muita interação entre diversas instituições da cidade para fomentar e disseminar conhecimento e formar cidadãos”, disse.
Presente na solenidade de formatura, o prefeito Humberto Souto enfatizou que essas ações preparam o conhecimento para que as pessoas se qualifiquem ainda mais para contribuir com a sociedade como um todo. Temos que destacar sempre que somente o trabalho constrói. Fizemos um misto de educação e preparo técnico para que vocês possam vencer na vida. É preciso ter paciência e resignação para enfrentar esses obstáculos. E com o trabalho você está contribuindo com a felicidade de outras pessoas.