A Associação Mineira de Municípios (AMM) estará mais uma vez na capital federal, entre os dias 20 a 23 de maio para apoiar os prefeitos participantes de Minas Gerais na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento, que reúne prefeitos e prefeitas do país inteiro, acontecerá no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Mobilizados pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), prefeitos do Norte de Minas também participarão do evento.
Além do tradicional estande, a AMM também prepara a reunião com a bancada mineira no Congresso Nacional, que acontece durante os dias da Marcha. A participação dos mineiros durante o evento em Brasília tem crescido ao longo dos anos, e, em 2023, representou a maior delegação entre os estados brasileiros, com mais de 400 prefeitos presentes e milhares de participantes mineiros, entre vereadores e agentes públicos. As inscrições já se iniciaram.
O presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, reforça a importância do evento à pauta municipalista. “Para termos resultados, precisamos nos unir em torno das discussões que envolvem os municípios. Apesar de 2023 ter sido um ano com muitas conquistas, a luta continua. Devemos, por exemplo, pressionar para conseguirmos reverter a MP que reonera a nossa folha de pagamento, já que a medida pode trazer grande déficit para as administrações municipais. Estar na Marcha é lutar para conquistar a justa distribuição dos recursos arrecadados entre os entes federados”, frisa.
A Marcha é considerada o maior evento político da América Latina em número de autoridades e alcançou quantidade recorde de participantes em 2023, com mais de 10 mil inscritos. Além da agenda política, a programação da Marcha promove debates e atendimentos técnicos com a equipe profissional da CNM e uma Feira de Exposições com diversas soluções inovadoras para os Municípios.
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, destaca a importância do planejamento prévio para a viagem a Brasília. “Nós sabemos que o valor das passagens não está barato, tem ainda o hotel, a alimentação, então por isso nós queremos adiantar este convite aos gestores para que se planejem com bastante calma e não percam a Marcha”, completa.
DESCONTOS – Prefeitos e prefeitas de municípios contribuintes têm a participação garantida e gratuita, mas precisam confirmar a presença com a realizando a inscrição. Para demais participantes os valores de inscrição terão desconto.
HISTÓRIA DA MARCHA – A Marcha se consolidou como o maior evento político da América Latina em número de autoridades. De cachorros, em 1998, os gestores passaram a ser recebidos em tapetes vermelhos no Congresso Nacional. “Hoje, somos nós quem recebemos as autoridades dos três Poderes para ouvir nossas reivindicações. Lutamos por um pacto federativo mais justo e que possibilite aos gestores locais oferecerem melhores serviços à população. Nós pautamos a agenda política e influenciamos os rumos das políticas, das leis e das decisões judiciais em favor dos entes locais. Atuamos nos três Poderes e conquistamos mais de R$ 1 trilhão neste período”, reforça Ziulkoski