Montes Claros continua a se destacar no cenário nacional e internacional ao participar, no Rio de Janeiro, do Fórum de Líderes Locais da COP30. O encontro, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos, reúne mais de 300 administradores do Brasil e do mundo com um objetivo em comum: promover o papel das cidades na luta contra as mudanças climáticas e na criação de um futuro mais sustentável. Representada pelo prefeito Guilherme Guimarães, Montes Claros apresenta iniciativas que já estão modificando o espaço urbano de forma responsável.
Durante a conferência, Guimarães destaca ações de renovação urbana, gestão eficaz de resíduos e políticas regulares de preservação do patrimônio natural. Essas iniciativas evidenciam o compromisso da cidade em crescer mantendo o cuidado com as pessoas e o meio ambiente, tornando-a cada vez mais inclusiva e inteligente.
Montes Claros é reconhecida como a cidade dos parques e considerada um dos melhores lugares para viver no Brasil, conforme estudo recente elaborado pela consultoria Macroplan, que levou em conta o Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). O levantamento avalia 15 indicadores relacionados à saúde, educação, segurança, saneamento e sustentabilidade. A cidade possui uma das mais extensas áreas verdes do país, com mais de 1,6 milhão de metros quadrados de vegetação.
A população de Montes Claros, que é de 437.601, de acordo com o censo realizado neste ano pelo IBGE, se beneficia de mais de 3.600 metros quadrados de espaço verde por pessoa, o que está muito além da recomendação mínima da Organização Mundial da Saúde (OMS), fixada em 12 metros quadrados por indivíduo. Além disso, esse número é cem vezes superior à quantia ideal de 36 metros quadrados, o que representa cerca de três árvores para cada cidadão.
ÁREA VERDE
Montes Claros abriga o Parque Estadual da Lapa Grande Paulinho Ribeiro, que tem uma das maiores florestas urbanas do mundo, com 1.536.000 (um milhão, quinhentos e trinta e seis mil) metros quadrados, além de 15 parques municipais, ricos em áreas verdes, trilhas para caminhadas, obras de arte e outros atrativos, que recebem diariamente centenas de visitantes para a prática de esportes, atividades de lazer, leitura e entretenimento. Os parques Milton Prates e da Sapucaia se destacam, juntos, oferecendo mais de 50 hectares. A cidade também conta com várias praças, canteiros e muitos outros espaços verdes.