[views count="1" print="0"]

Prefeito exonera vice, secretários e procurador

As eleições municipais provocam mudanças mais expressivas no primeiro escalão da administração municipal.

As eleições municipais provocam mudanças mais expressivas no primeiro escalão da administração municipal. É que o prefeito Humberto Souto, do Cidadania, exonerou o vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, do cargo de diretor presidente da Agência Municipal de Água e Saneamento Básico de Montes Claros (Amasbe), o procurador-geral Otávio Rocha Machado, os secretários de Serviços Urbanos, Vinícius Versiani e de Agricultura e Abastecimento, Osmani Barbosa Neto. O vice é pré-candidato a prefeito, nas eleições de outubro deste ano, enquanto os demais são apontados como possíveis companheiros de chapa dele. Os três pretendentes à composição da chapa são filiados a partidos políticos distintos, que integram a base de sustentação do governo municipal. Outro exonerado, foi o ex-vereador José Gonzaga Pereira, chefe de Gabinete do prefeito.

As exonerações, a pedido, foram publicadas do Diário Oficial Eletrônico do Município, nessas quarta e quinta-feira e tiveram repercussão no meio político e junto à população, em função do período de pré-campanha, visando à disputa, sobretudo, pela sucessão do atual prefeito, que cumpre o segundo mandato consecutivo e que se encerra em 31 de dezembro deste ano. As primeiras exonerações publicadas, como determina a legislação eleitoral vigente, de pretendentes a concorrer a cargos eletivos, este ano, foram de Guilherme Guimarães Oliveira, da Amasbe e de Otávio Rocha Machado da procuradoria geral do Município. Já as exonerações de Vinícius Versiani e Osmani Barbosa Neto foram publicadas logo em seguida, o mesmo ocorrendo com a de José Gonzaga, outro apontado como possível vice.

Embora os três tenham sido exonerados no prazo previsto pela legislação eleitoral, para ficarem em condições de compor a chapa como vice, os comentários que circulam nos bastidores políticos são de que a possibilidade de indicação do ex-procurador foi vista com certa reserva no grupo do prefeito. Por conta disso, os dois secretários apontados também como possíveis vices, foram exonerados. Desta forma, ainda de acordo com a mesma fonte, quem ganha força é Vinicius Versiani, integrante do grupo político do deputado Gil Pereira, do PSD, e que até pouco tempo era seu chefe de gabinete. Ele teria o apoio da maioria do grupo da situação para ocupar o cargo de vice, além de bom trânsito com todas as correntes políticas da cidade e contar com bom índice de apoio popular.

QUADRO SUCESSÓRIO – Pelo quadro que se apresenta no momento, Montes Claros pode ter cinco candidatos a prefeito, nas eleições deste ano. Além do vice-prefeito Guilherme Guimarães Oliveira, do União Brasil, se apresentam como pré-candidatos à Prefeitura, o deputado federal Paulo Guedes, do PT, o suplente de deputado federal Délio Pinheiro, do PT, que assumiu o mandato por quatro meses, o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio Souza e Silva, do PL, que se afastou doo cargo, o ex-prefeito Ruy Muniz, do PSB. Contudo, o único que anunciou o pré-candidato a vice foi Muniz, que escolheu o ex-vereador e empresário Kiko Canela.

SEGUNDO TURNO – A primeira pesquisa do Instituto SigDados divulgada há poucos dias, sobre a sucessão municipal, aponta que as eleições para prefeito só devem ser definidas no segundo turno, que ocorre no dia 27 de outubro. De acordo com o levantamento, a previsão é de que no primeiro turno, dia 6 de outubro, nenhum dos concorrentes deve ter cinquenta por cento mais um dos votos válidos para comandar os destinos do município, nos próximos quatro anos, a partir de primeiro de janeiro de 2025.

CONVENÇÕES – De acordo com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), coordenador do processo eleitoral no país, presidido pela montes-clarense Cármen Lúcia, partidos políticos e federações poderão realizar, entre 20 de julho e 5 de agosto, convenções partidárias, para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Após a definição das candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral. Já o dia 16 de agosto marca o início da propaganda eleitoral, após o prazo de registro de candidaturas. Até lá, qualquer publicidade ou manifestação com pedido explícito de voto pode ser considerada irregular e é passível de multa.

Prefeito exonera vice, secretários e procurador
Humberto Souto, Vinícius Versiani e Zé Gonzaga Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Semáforos piscando no amarelo exigem mais atenção
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Agro brasileiro no centro das discussões globais 
Associação Brasileira das Mulheres recebe homenagem pelos 40 anos