[views count="1" print="0"]

PPGDS/Unimontes alcança nota 6 na avaliação quadrienal da Capes

Finalização do Workshop 2025- Professores, discentes das turmas de mestrado e doutorado PPGDS

A Universidade celebra mais um marco histórico: a conquista da nota 6 na Avaliação Quadrienal 2020/2024 da Capes/MEC

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), celebra mais um marco histórico: a conquista da nota 6 na Avaliação Quadrienal 2020/2024 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). O resultado confirma a trajetória consistente de crescimento do Programa, que avançou de nota 4 para 5 no ciclo anterior (mesmo com o período pandêmico) e, agora, de 5 para 6, consolidando-se como referência nacional e internacional em pesquisa, formação qualificada e impacto social.

“A conquista da nota 6 reconhece a excelência do Programa, a relevância de sua produção científica, a força de sua internacionalização e o impacto de suas ações na universidade e na sociedade. Mais do que um conceito, esse resultado expressa um projeto acadêmico coletivo, interdisciplinar e socialmente comprometido, que forma pesquisadores capazes de atuar nas realidades sociais, fortalecer políticas públicas e contribuir para o desenvolvimento social em múltiplas escalas”, destaca o coordenador do PPGDS, professor Narciso Ferreira dos Santos.

Um dos elementos centrais do PPGDS que alcançou avanços expressivos no último quadriênio e contribuiu para a conquista do conceito de excelência na avaliação da Capes/MEC foi a internacionalização.  “Nossos professores realizaram pós-doutorado na Europa e na América Latina, ampliaram a participação em redes internacionais de pesquisa e aprofundaram parcerias com universidades de países como Alemanha, Inglaterra, Espanha, Cuba, Portugal, Colômbia e Equador. Essas parcerias possibilitaram publicações conjuntas, participação em cursos e eventos internacionais, intercâmbios, visitas técnicas e o desenvolvimento de projetos financiados por agências internacionais”, pontua o reitor, Professor Wagner de Paulo Santiago.

O PPGDS tem recebido também estudantes da África e da Europa, o que enriquece o ambiente acadêmico, amplia a diversidade cultural e reforça ainda mais sua projeção internacional. Essa atuação fortalece a circulação global da produção científica do Programa e a formação integrada de seus estudantes.

O PPGDS foi o primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto sensu da Unimontes, tendo sido criado em 2003 e reconhecido pela CAPES em 2005.  Desde então, sua evolução tem sido marcada pela ampliação da produção científica, pelo fortalecimento institucional e pelo compromisso com o desenvolvimento social do Norte de Minas e do país. O doutorado na área, aprovado em 2014, ampliou a capacidade formativa do programa, que já titulou mais de 340 mestres e 49 doutores. Atualmente, os egressos atuam em universidades públicas e privadas, órgãos governamentais, institutos federais, organizações sociais e iniciativas de desenvolvimento social.

O corpo docente, composto por 20 professores permanentes, 3 colaboradores e 2 visitantes, reúne trajetórias acadêmicas diversificadas nas áreas das ciências humanas, sociais aplicadas, ambientais e tecnológicas. A estabilidade, a atuação coletiva, o engajamento em projetos integradores e a sólida produção intelectual foram elementos fortemente reconhecidos pela avaliação da Capes/MEC Unimontes mantém compromisso com as políticas públicas.

O PPGDS é comprometido com pesquisas que abordam políticas públicas, planejamento urbano e regional, desenvolvimento territorial, conflitos ambientais, desigualdades sociais, estudos de gênero e queer, direitos humanos, povos e comunidades tradicionais, além de processos de territorialização vividos em contextos rurais. São mais de 71 projetos de pesquisa registrados no quadriênio, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Ford Foundation, por emendas parlamentares, prefeituras e outras instituições públicas.

Foram investidos quase R$ 9 milhões na produção científica e no fortalecimento de ações voltadas às demandas sociais. A partir desses estudos, o programa participa de assessorias técnicas, formações, oficinas, cartografias sociais e ações que fortalecem políticas públicas, apoiam grupos vulnerabilizados e qualificam territórios e comunidades nos âmbitos urbano e rural, além de povos tradicionais.

Outro avanço importante para a Unimontes foi a aprovação das turmas dos cursos de Mestrado Interinstitucional (Minter) do Doutorado Interinstitucional (Dinter), implementados em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A proposta foi aprovada com excelência pela Capes/MEC e representa um marco na interiorização da pós-graduação, ao garantir formação de qualidade para docentes e servidores da região. Essa experiência fortalece o papel do PPGDS como formador de recursos humanos altamente qualificados em áreas estratégicas para o desenvolvimento local, regional e nacional. Os eventos acadêmicos promovidos pelo PPGDS ganharam visibilidade nacional e internacional. O Programa promove eventos bienais que passaram a integrar agendas internacionais em temas como povos e comunidades tradicionais, políticas públicas, desenvolvimento e combate à pobreza.

Finalização do Workshop 2025- Professores, discentes das turmas de mestrado e doutorado PPGDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

PPGDS/Unimontes alcança nota 6 na avaliação quadrienal da Capes
PPGDS/Unimontes alcança nota 6 na avaliação quadrienal da Capes
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: AQUI, NÃO!
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER: AQUI, NÃO!
Zé Vicente: a voz que uniu o rádio, a poesia e o povo
Zé Vicente: a voz que uniu o rádio, a poesia e o povo
Volta às aulas movimenta economia em Montes Claros
Volta às aulas movimenta economia em Montes Claros
Encontro debate ações conjuntas entre Prefeitura e setor industrial
Encontro debate ações conjuntas entre Prefeitura e setor industrial
Unimontes atinge nota máxima no curso de Medicina
Unimontes atinge nota máxima no curso de Medicina
Acúmulo de entulho castiga o Monte Carmelo
Acúmulo de entulho castiga o Monte Carmelo
recadastramento do Passe Livre
Prefeitura divulga prazo de recadastramento do Passe Livre
No data was found
Recorde na produção mineira de azeite 
Seapa impulsiona silvicultura na agroindústria e no campo
Saúde mental entra na pauta dos servidores da saúde de Botumirim
Embrapa lança plataforma que integra vigilância em doenças suínas
Suspeitos de homicídio na Vila Áurea são presos em Pirapora