Duas pessoas foram presas, nessa sexta-feira (2/8), em Montes Claros, em uma operação deflagrada pela Polícia Federal com o objetivo de combater o crime de fraude bancária. A ação contou com o apoio da Polícia Militar. Segundo a PF, além dos dois mandados de prisão, foram cumpridas cinco ordens judiciais de busca e apreensão.
“As investigações começaram no início deste ano a partir de notícia crime apresentada pela Caixa Econômica Federal relatando diversas situações de pessoas que estavam fraudando contas bancária de terceiros com a utilização de documentos de identidades falsos”, detalhou a PF.
A partir disso, a PF afirmou que conseguiu identificar um grupo criminoso que arregimentava pessoas em situação de vulnerabilidade social – dependentes químicos e moradores em situação de rua – para aparecerem nos documentos falsos e se apresentarem no banco para realizar as transações fraudulentas.
“O grupo conduzia os arregimentados até estabelecimentos onde retocavam a aparência (corte de cabelos, roupas e etc) e depois produziam a fotografia que era utilizada para o documento de identidade falso”, afirmou a PF. Ainda de acordo com a polícia, dezenas de fraudes foram cometidas. Os presos foram indiciados por associação criminosa e estelionato qualificado.