A Polícia Civil vai realizar a coleta de exame de DNA de familiares de pessoas desaparecidas no Norte de Minas. Somente em Montes Claros, 54 boletins de ocorrência relatando essa situação foram registrados neste ano. Segundo o chefe do 11º Departamento da PCMG, Jurandir Rodrigues, os parentes dos desaparecidos devem procurar pelos Postos Médico-Legais em Montes Claros e Januária entre 26 e 30 de agosto, das 8h às 18h. É preciso levar o número da ocorrência policial sobre o desaparecimento, uma foto da pessoa que desapareceu e um documento com foto do familiar que terá o DNA coletado.
“Estaremos recebendo os familiares em primeiro grau dessas pessoas desaparecidas, a ordem de preferência é: pais, filhos e por fim os irmãos. É uma medida importante e estratégica da Polícia Civil que busca realizar o cruzamento desses dados com os disponíveis no Banco Nacional de Perfil Genético.” Sobre a coleta, a PC esclarece que o procedimento é simples e indolor, feito por meio de swab bucal, no qual uma espécie de esponja é passada no interior da boca, permitindo a retirada de células da mucosa.
Jurandir Rodrigues destacou ainda que todas as unidades policiais têm o dever legal de tomar providências assim que forem procuradas em casos de desaparecimento. “Não há necessidade de se aguardar qualquer prazo legal para fazer o registro da ocorrência. Os familiares, percebendo a quebra da rotina e o desparecimento, devem comunicar imediatamente às autoridades para que as investigações sejam iniciadas.”
LOCAIS DE COLETA – Posto Médico Legal de Montes Claros, Rua Dr. Felipe Eugênio Prado e Silva número 300, Ibituruna – Telefone (38) 3212-8762. Januária (38) 3621-2270 – Rua Maestro Manoel Leite, n° 50, bairro Bandeirantes.