[views count="1" print="0"]

Poeta ocupa Centro Cultural com exposição de versos afetivos

Mostra também celebra a trajetória de 40 anos do Psiu Poético

O tradicional Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto, no Centro Cultural Hermes de Paula, torna-se o palco de uma imersão literária na segunda quinzena de janeiro. A convite do curador Aroldo Pereira, a poeta Catiane D’Áura Barbosa apresenta uma seleção de sua obra em um formato inédito para sua carreira: a exposição visual. O lançamento oficial aconteceu nessa sexta-feira (16), às 17h, com um sarau aberto ao público.

Para a escritora, autora dos livros “Saudadice” e “Elas sou Eu”, a mostra é um retorno às raízes. “A exposição traz memórias afetivas e reforça meus laços poéticos com Montes Claros, cidade que deu voz à minha poesia”, revela. O momento é ainda mais emblemático por coincidir com as celebrações dos 40 anos do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, movimento do qual a artista é participante ativa.

FORA DO PAPEL

Pela primeira vez, a poeta experimenta a sensação de ver seus versos ganharem as paredes de uma galeria. Em entrevista, ela descreveu a experiência como um “misto de emoções positivas”. Segundo a artista, transpor o texto do ambiente íntimo do livro para o painel expositivo foi um processo realizador.

A curadoria para a Mostra foi pensada para gerar conexão imediata. “O primeiro critério para a seleção foi a popularidade. Pensei em poemas que tocassem a maior quantidade de pessoas possível”, explica. A exposição também funciona como uma linha do tempo, apresentando desde escritos da adolescência até fases mais recentes, permitindo que o visitante acompanhe a evolução de sua escrita.

A disposição dos poemas no Painel Juca Silva Neto não segue uma ordem rígida, uma escolha deliberada para respeitar a natureza da arte. “Sempre penso a poesia como algo livre e espero que a disposição física possibilite aos leitores escolher qual ‘caminho’ trilhar pelos versos”, destaca a poeta.

Para ela, ocupar espaços públicos com literatura é um privilégio e uma necessidade social. “É extremamente importante levar a arte a quem anseia por ela. Ter um lugar para ser ocupado por versos é maravilhoso”, pontua.

Ao transformar o Centro Cultural em um refúgio lírico, a exposição não apenas celebra o passado da autora – que viu a poesia florescer ainda na infância – mas também convida Montes Claros a se redescobrir através das palavras. Em um período em que a cidade respira os 40 anos de história do Psiu Poético, a mostra reafirma que a poesia montes-clarense segue viva e, acima de tudo, acessível a todos que cruzarem os corredores da Biblioteca Municipal.

A oportunidade de trilhar esses “caminhos de versos” segue aberta até o fim do mês, reafirmando o papel do Painel Juca Silva Neto como um dos marcos mais democráticos da literatura mineira contemporânea.

Nesta segunda quinzena de janeiro, o Centro Cultural Hermes de Paula recebe uma exposição especial no Painel Juca Silva Neto da poeta Catiane D’aura Foto: Na rota como POETA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Acúmulo de entulho castiga o Monte Carmelo
Acúmulo de entulho castiga o Monte Carmelo
recadastramento do Passe Livre
Prefeitura divulga prazo de recadastramento do Passe Livre
visita do presidente da Anvisa
Montes Claros recebe a visita do presidente da Anvisa
Mara Narciso assume presidência da Academia Montes-clarense de Letras
Mara Narciso assume presidência da Academia Montes-clarense de Letras
João Duque celebra 43 anos de dedicação à poesia
João Duque celebra 43 anos de dedicação à poesia
CEMEI CH4VES
Novo CEMEI no Jardim Brasil amplia acesso à educação infantil em Montes Claros
A arte de cuidar: Luciano Guedes e o legado de 66 anos da Minas Brasil
A arte de cuidar: Luciano Guedes e o legado de 66 anos da Minas Brasil
Prefeitura investe em microchips para identificar animais apreendidos
Prefeitura investe em microchips para identificar animais apreendidos
No data was found
Pirapora encerra "Campeonato 50Tão" com grande final neste domingo
Deputada denuncia ameaça de Simões 
Norte de Minas ganha voz na ABCCMM
MPO autoriza recomposição de R$997 mi integral para o MEC
Sudene pode entrar em fevereiro na pauta do Senado